Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

Veículos


27/11/2016 - 00:00

I-PACE é o primeiro SUV elétrico da Jaguar

Por enquanto, esse é o modelo conceito. A versão de produção será mostrada em 2017
Por Graciela Zabotto
Osasco

A proposta do conceito I-PACE é oferecer a praticidade de um SUV de tamanho médio, porém, elétrico. Podendo chegar de 0 a 100Km/h em, aproximadamente, 4 segundos, o modelo é equipado com motores elétricos nos eixos traseiro e dianteiro que desenvolvem 400 cv de potência e 700Nm de torque de forma instantânea. O conceito I-PACE usa baterias de lítio-íon de 90kWh. Elas trazem uma caixa em alumínio leve e são parte integrante da estrutura do veículo. As baterias permitem que o modelo tenha autonomia para rodar mais de 500 quilômetros de acordo com o ciclo europeu de utilização NEDC e mais de 220 milhas seguindo as regras do ciclo americano US EPA. Embora a venda esteja programada para 2018, não há notícias de que o modelo seja comercializado no mercado brasileiro.
 
Dentro e fora

Por fora, ele tem rodas de aro 23 com acabamento em cinza e preto, teto baixo em estilo coupé e grade dianteira hexagonal com acabamento em preto brilhante.  Faróis full LED , na traseira e na dianteira, traseira curta equipada com aerofólio e vincos no capô complementam o visual superesportivo inspirado no C-X75.
 
Por dentro, o conceito I-PACE transporta até cinco passageiros. “Nosso objetivo foi criar um SUV com muito espaço interno, suficiente para acomodar com conforto cinco adultos e bastante focado em performance”, disse Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar. A ausência do tradicional conjunto motor e câmbio convencional abriu espaço importante no veículo que permitiu avançar os lugares do motorista e passageiro do banco da frente, aumentar o espaço para os ocupantes da segunda fileira de assentos e ainda conseguir um porta-malas com capacidade de 530 litros.
 
No cockpit, o console central flutuante se conecta diretamente com o painel de instrumentos. As informações são compartilhadas com o motorista em telas sensíveis ao toque. O visual ainda traz mostradores rotativos intuitivos e botões multifuncionais em equilíbrio entre os controles analógicos e interfaces digitais interativas. Essas ações garantem que os olhos do motorista fiquem completamente focados na estrada e não no veículo.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style