Domingo, 22 de Outubro de 2017

IMÓVEIS


04/12/2016 - 00:00

Passo a passo para aplicar selante de silicone na janela

Produto e técnica são bastante utilizados para vedar os principais focos de infiltrações
Por Graciela Zabotto
Osasco

(gracielazabotto@webdiario.com.br)
 
Para evitar problemas causados pelo excesso de chuva é importante vedar vazamentos de janelas, principais focos de infiltrações. Nestes casos, os selantes à base de silicone é o material mais indicado para a vedação de caixilhos, calhas, juntas de dilatação e fachadas.  O uso de silicone nas extremidades de uma janela externa elimina, por exemplo, 90% das infiltrações.
 
Uma das vantagens da vedação com silicone é a sua resistência a expansões e contrações térmicas, oscilações do vento e movimentos sísmicos, não representa custos elevados e são facilmente encontrados em lojas de material de construção. Costumam ser comercializados em embalagens tipo bisnaga com bico dosador, o que facilita o processo de aplicação.
 
Antes da aplicação, verifique o tipo de superfície para escolher o selante de silicone ideal e garantir seu desempenho. No caso de concreto e alumínio, os produtos mais indicados são o de cura neutra. Selantes de cura acética (liberam odor de vinagre), devem ser evitados em aplicações com concreto ou cimento.
 
 
CONFIRA O PASSO A PASSO
 
1.       Antes de aplicar o selante é preciso identificar exatamente o local onde está ocorrendo a infiltração e se assegurar de que esteja seco e limpo.
 
2.     Proteja as bordas com uma fita isolante, para garantir um bom acabamento.
 
3.     Depois, aplique uma camada de selante no peitoril (entre o caixilho e a parede) da janela ou nos pontos que apresentam infiltração. Use uma espátula para garantir o preenchimento dos espaços vazios.
 
4.      Para finalizar, retire a fita. A cura total do selante de silicone ocorre no prazo de sete dias, porém o local pode ser utilizado 24 horas após a aplicação.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style