Domingo, 22 de Outubro de 2017

IMÓVEIS


04/12/2016 - 00:00

Acerte na escolha da cor para renovar o imóvel

Confira, por exemplo, como e onde usar os tipos fosco e acetinado da tinta acrílica
Por Graciela Zabotto
Osasco

(gracielazabotto@webdiario.com.br)
 
A pintura de áreas internas e externas de uma casa ou apartamento pode valorizar e renovar o imóvel. Foi pensando em quem planeja dar uma “nova cara” às paredes que o arquiteto César Augusto Pasquini, da Telhanorte, rede especialista em construção e reforma, esclarece as principais dúvidas que surgem durante o processo. 
 
O primeiro passo é determinar quais ambientes serão pintados, pois existem produtos de uso específico para cada local. Além disso, é importante considerar outros fatores, como a renovação de cores de todas as peças que já fazem parte do espaço, como paredes, frisos, portas, batentes, janelas e vitrôs, rodapés, molduras, etc.
 
 Para quem está com disposição e vai pintar a casa sem ajuda de um profissional alguns itens são essenciais, como tinta acrílica ou PVA, massa corrida (interna ou externa), selador acrílico ou fundo preparador, esmalte e zarcão, verniz, lixa, trincha, rolo, fita adesiva e lona plástica.
Áreas internas: para ambientes internos o mais comum é o uso de tintas para alvenaria à base de água látex PVA ou acrílica. As tintas acrílicas são encontradas em três tipos: fosco (ressalta menos as imperfeições da parede); semibrilho (de fácil limpeza e destaca mais as imperfeições da parede); e acetinada (toque sofisticado, com um brilho suave e destaca as imperfeições da superfície).
 
Banheiro e cozinhas: as cozinhas e banheiros recebem muita umidade e precisam de produtos especiais, como a tinta acrílica de acabamento fosco ou acetinado com aditivo fungicida, que reduz a proliferação de fungos, evitando que o teto fique com marcas escuras de mofo.
Áreas externas: a principal preocupação durante a pintura desse tipo de área é a superfície que vai receber o produto. A parede deve estar impermeabilizada, limpa e "selada" (a base deve ser preparada com selador acrílico ou fundo preparador de paredes) para evitar o "desplacamento" da tinta. Esse fator está diretamente ligado ao resultado final e a durabilidade do trabalho.  Para locais externos, são indicadas as tintas acrílicas premium com acabamento fosco.  Outra opção é o uso de texturas acrílicas com grãos de quartzo hidrorrepelentes, que protegem contra chuva e sol.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style