Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017

Gastronomia


18/11/2016 - 00:00

Festa de São Martinho com vinho e castanha

Com a típica gastronomia portuguesa, evento acontece na Quinta do Olivardo, dia 27
Por Graciela Zabotto
Osasco

(gracielazabotto@webdiario.com.br)
 
São Martinho é uma das principais celebrações de Portugal. Ela representa a data em que o vinho que foi produzido em janeiro chega ao ponto e é provado com as castanhas portuguesas, assadas em brasa. Essa verdadeira tradição que mistura cores, aromas e sabores será comemorada na 4ª Festa de São Martinho da Quinta do Olivardo, no próximo dia 26, em São Roque.
 
O espírito de confraternização das festas de São Martinho reúne os apaixonados pela cultura lusitana. O santo é padroeiro dos produtores de vinho e restaurantes. No Brasil, a tradição é mantida pelos descendentes de portugueses que preconizam um dos provérbios sobre o santo: “no dia de São Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho”.
 
“A colônia portuguesa em São Roque é muito grande. Antigamente, éramos quase 50% dos produtores de vinho e foi o que nos motivou e motiva até hoje: resgatar a tradição, costumes e gastronomia dos nossos antecedentes portugueses", disse Olivardo Saqui, proprietário da Quinta do Olivardo.
 
Ao chegar o evento, os participantes serão recebidos com uma caneca para brindar e degustar o vinho e o suco de uva, que foram produzidos com a ajuda do público em janeiro e estão armazenados desde então, nos tonéis de carvalho. Em seguida, os visitantes poderão participar da tradição do “magusto” – prática de assar as castanhas portuguesas sobre folhas secas no chão, esperando as cascas se romperem para degustar a polpa.
 
Para o almoço, o chefe da casa prepara o suculento bacalhau português, além da Espetada Madeirense, um prato preparado com generosos pedaços de carne, sobrepostos em espetos de galho do louro. Petiscos como o bolinho de bacalhau e o pão no prego também integram o menu lusitano.
 
E como acontece em toda casa portuguesa que se preza, os tradicionais pastéis de nata, rabanada portuguesa com calda de vinho e os pastéis de Santa Clara são algumas das sobremesas dessa festa que mantém viva as tradições portuguesas.
 
A festa tem entrada gratuita, mas quem quiser degustar as bebidas o preço do ingresso é R$ 80. O valor inclui vinho e suco, das 11h às 16h e ganha uma caneca personalizada do evento. O almoço será cobrado à parte.
 
Serviço:

4ª Festa de São Martinho

Quando: 27 de novembro, a partir das 10 horas.
Onde: Quinta do Olivardo | Km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
Entrada: A festa tem entrada gratuita, mas quem quiser degustar as bebidas o preço do ingresso é R$ 80. O valor inclui vinho e suco, das 11h às 16h e ganha uma caneca personalizada do evento. O almoço será cobrado à parte.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style