Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017

Saúde


20/01/2017 - 00:00

O alerta agora é para a febre amarela

Cotia oferece a vacina a pessoas que vão viajar para regiões com casos da doença
Por Redação
Osasco

O alerta agora é para a febre amarela

O alerta agora é para a febre amarela (Foto: Divulgação)
As cidades da região começaram o ano com mutirões e trabalhos de conscientização com os moradores para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zyka e chikungunya. Agora, a população deve ficar alerta com mais uma doença: a febre amarela.
 
Em Minas Gerais, já foram confirmadas 23 mortes causadas pela doença. O Estado vizinho, Espírito Santo, investiga 11 pacientes que tiveram sintomas de febre amarela. Nesta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Jacareí, no Estado de São Paulo, registrou o primeiro caso suspeito de febre amarela na cidade. Se for confirmado, será o primeiro caso registrado no Estado.
 
Na região, a cidade de Cotia já divulgou que as Unidades Básicas de Saúde estão fornecendo vacina contra a febre amarela a cidadãos que precisam viajar às regiões que têm registrado casos da doença. O alerta vale a quem vai visitar, em especial, Minas Gerais. Ao todo, foram notificados 206 casos suspeitos da doença em 29 cidades do estado.
 
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por vírus transmitido principalmente pelo mosquito Aedes Aegypti. A vacina deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem, para garantir o desenvolvimento da imunidade. Uma dose é o suficiente para a proteção. No entanto, é necessária a administração de pelo menos uma dose de reforço aos 4 anos de idade (crianças) ou após 10 anos (adultos).

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style