Sexta-Feira, 26 de Maio de 2017

Cotidiano


17/05/2017 - 00:00 - Atualizado em 17/05/2017 - 00:00

Mais de 5 milhões se vacinadas contra a gripe

A campanha segue até o dia 26 de maio e tem, como público alvo, crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz a menos de 45 dias e profissionais da saúde e da educação
Por Da redação
Região

(cotidiano@webdiario.com.br)

Levantamento preliminar da Secretaria da Saúde aponta que o Estado de São Paulo vacinou mais de 5,5 milhões de pessoas contra a gripe em 2017. O número é contabilizado desde o começo da iniciativa, em 17 de abril, até o último sábado , o “Dia D” da campanha contra o vírus Influenza, causador da H1N1 e outras gripes.  

A campanha segue até o dia 26 de maio e tem, como público alvo, crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz a menos de 45 dias e profissionais da saúde e da educação.

Na última semana, o governo estadual anunciou também a inclusão de outras categorias entre as que podem ser imunizadas: policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral e Defensoria Pública.

O Instituto Butantan, ligado à Secretaria da Saúde e responsável pela produção das doses, disponibilizou 600 mil exemplares extras para proteção dos profissionais que atuam diretamente em contato com a população. “A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia, otites e sinusites”, destaca Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde. Ainda segundo a médica, não há motivo para deixar de participar da atividade: “A dose não tem capacidade de provocar gripe, pois é composta apenas por partículas do vírus que são incapazes de causar infecção”, explica.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style