Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Política


20/07/2017 - 00:00

Ribamar garante que Festa do Peão não terá montaria

Prefeito e vereadores são contra atrações que maltratem animais e farão valer a Lei que proíbe essa prática
Por Leonardo Abrantes

Ribamar

Ribamar (Foto: Luciano Benazzi)
(política@webdiario.com.br)

Vereador de Osasco, Ribamar Silva (PRP) diz ver com bons olhos a realização da Festa de Peão em Osasco. O evento será realizado em outubro em local ainda a ser definido. O que já está certo é que a festa não contará com rodeio. A Lei Municipal 3.999, em vigor desde 2006, proíbe a prática da modalidade na cidade e, segundo Ribamar, não sofrerá qualquer tipo de alteração.

 “A Festa do Peão é um evento tradicional que precisamos resgatar, mas acho que não precisa de montaria. Foi aprovada, em Brasília, a Lei da Vaquejada, que permitiria a montaria, só que não concordo com isso. O nome rodeio é usado porque é atrativo, estimula as pessoas a virem, só que em Cotia, por exemplo, foi feito o rodeio, mas sem montaria. Teve só a prova do tambor com os cavalos. Isso, com certeza, faremos em Osasco”, explicou Ribamar.

Em 2013, última vez que a cidade sediou um festival sertanejo, defensores dos animais conseguiram, por vezes, impedir a realização do evento sob a justificativa de que a festa contaria com montarias. Depois, com a garantia de que os animais não seriam maltratados e que o rodeio não seria realizado, o festival aconteceu normalmente. Agora, Ribamar garante que a Câmara ficará atenta a qualquer tentativa de retomar as montarias.

“Fui ao rodeio de Itapecerica [da Serra]. Lá também não teve montaria e em Osasco não será diferente. Já conversamos com os vereadores e, com certeza, não vamos deixar que tenha rodeio com montaria. Fala-se em rodeio porque já é uma tradição, mas não há necessidade de fazer montaria. Eu e muitos parlamentares somos contra e não vamos deixar isso acontecer”, garantiu.

Líder do governo na Câmara, Ribamar diz ter garantias de Rogério Lins (PODE) que a Festa do Peão não terá nenhuma modalidade que maltrate os animais. “O prefeito é contra a montaria e a Câmara, em sua maioria, não posso falar em unanimidade, mas a maioria, também é contra. Se depender da Câmara Municipal, com certeza não existirá montaria na Festa do Peão deste ano”, concluiu. 

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style