Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017

Cotidiano


07/08/2017 - 00:00 - Atualizado em 07/08/2017 - 00:00

Autonomistas deve ganhar passarela de pedestres

Objetivo da medida, que está em estudo, é deixar as travessias de pedestres mais seguras e reduzir os atropelamentos. Nesta segunda-feira, local ganhou gradis para evitar travessia fora da faixa
Por Da redação
Osasco

(cotidiano@webdiario.com.br)
 
A Prefeitura de Osasco estuda a implantação de uma passarela de pedestres, sobre a avenida dos Autonomistas, no trecho entre as ruas Salem Bechara e Pedro Fioretti, em frente ao Hospital Cruzeiro do Sul, no Centro. O objetivo é garantir mais segurança nas travessias, reduzindo o número de atropelamentos.  

A implantação seria feita por meio de Parceria Público Privada (PPP) e, dentre os pontos favoráveis, sua implantação não dependeria de mudanças nas características da avenida. Enquanto a ideia ainda está em análise, foi iniciada, nesta segunda-feira, a implantação de novos gradis no canteiro de separação entre as duas pistas da avenida. Segundo a prefeitura, eles seguem o mesmo modelo adotado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfico) em São Paulo, para evitar que os pedestres atravessem fora da faixa e utilizem o semáforo.

De acordo com a prefeitura, o local foi escolhido porque, além de contra com grande circulação de pedestres, também registra movimento de pessoas com deficiência, mães com criança de colo idosos e gestantes, que seguem para o hospital e outros centros médicos da região. “O pedestre é mais vulnerável no trânsito. Portanto, ele deve cuidar da sua própria segurança e andar com muita atenção, atravessando sobre as faixas delimitadas para esse fim, juntamente com a sinalização semafórica”, afirma Carlos Piteri, secretário de Transporte e da Mobilidade Urbana.

Nesse mesmo ponto, na última quarta-feira, uma idosa foi atropelada por uma moto. O socorro envolveu equipes do Samu e também o helicótpero Águia, da PM, que pousou no viaduto metálico. Desde a última semana, também está em andamento uma campanha de educação no trânsito, com colocação de faixas educativas em diversos pontos da cidade, principalmente em locais de grande movimentação como escolas, shoppings, faculdades, entre outros, destacando a importância da travessia na faixa de pedestres.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style