Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

Cultura


18/08/2017 - 00:00 - Atualizado em 18/08/2017 - 00:00

Exposição em Itapevi homenageia Susumo Harada

Por Da redação
Carapicuíba

(cultura@webdiario.com.br)
 
Uma exposição realizada pela Prefeitura de Itapevi faz homenagem ao artista plástico Susumo Harada. A mostra acontece em comemoração aos 40 anos de sua trajetória artística. Serão expostos quadros, totens, esculturas e um busto em homenagem a Harada.
 
As obras de Harada ficarão expostas até o dia 31 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Avenida Luís Manfrinato, nº 194. A classificação da mostra é livre e a entrada é gratuita.
 
Para o coordenador de Cultura de Itapevi, Henrique Leão, fazer uma homenagem nesta proporção é valorizar a arte no município. “Contar com as obras de um artista talentoso, renomado e reconhecido internacionalmente, além de ser morador de Itapevi, é uma honra para nós da administração pública", diz. "Ter condições de apresentar essa arte para a população é ainda mais gratificante porque traz a sensibilidade e o olhar singular de sua obra”, avalia.
 
No último dia 26 de maio, Harada esteve na Escola Livre de Artes de Itapevi. Ele foi homenageado com uma escultura feita por Cláudio Martins, professor na instituição.
 
O artista
Harada nasceu em 11 de junho de 1938 em Barueri. Tem 79 anos. É descendente de japoneses e vive em Itapevi desde 1946, quando veio com os pais e um irmão morar em um sítio no bairro de Sapiatã para auxiliar na lavoura.
 
Em 1968 e 1969 trabalhou como mecânico de manutenção nas empresas Sorocabana e Corneta. Apenas em 1977 iniciou seu primeiro trabalho artístico com painel decorativo. Dali em diante, suas obras se destacam pelo trabalho com envelhecimento de chapas, cobre, latão e bronze.
 
O artista começou seus trabalhos com xilogravura, passando para a pintura em óleo e acrílica sobre tela e esculturas. Além de artista plástico, Harada é pesquisador, historiador e escritor. Harada trabalhou como agente cultural na Secretaria de Cultura de Itapevi entre os anos de 1994 a 2005.
 
As exposições tidas como mais marcantes do artista aconteceram no Ateliê L. Lage (Campo Grande - MS – 1993); Galeria Gerot (São Paulo – 1992); Galeria Yurika - Sapporo - (Hokaido – Japão); Exposição de Arte - Punta Del Este (Uruguai – 2003) e Arte de Um Povo - Galeria Anima (São Paulo -1990), dentre outras.
 
Harada também já recebeu os prêmios Aquisitivo - XIII Salão de Artes Plásticas (Praia Grande – São Paulo 2001); Menção Honrosa- IIl Contempoarte (Paço das Artes - São Paulo 1988) e Medalha de Ouro - 17° Salão Bunkyo (São Paulo).

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style