Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017

Cotidiano


13/09/2017 - 00:00

Mulheres podem desembarcar fora dos pontos em Osasco

Medida, que também beneficia deficientes físicos e idosos, vale para viagens nos ônibus municipais após as 22 horas e entra em vigor a partir de dezembro em Osasco
Por Da redação
Osasco

Medida também beneficia idosos e deficientes físicos

Medida também beneficia idosos e deficientes físicos (Foto: divulgação)
Mulheres, idosos e deficientes físicos poderão, a partir de dezembro, desembarcar fora dos pontos  de ônibus“oficiais”, a partir das 22 horas, em Osasco. A lei  4828/2017, que autoriza esse tipo de desembarque, foi sancionada pelo prefeito Rogério Lins e publicada na Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO)  em 11 de setembro, mas só entra em vigor dentro de um prazo de 90 dias, período que as empresas de transporte terão para se adaptar à medida.

O projeto – que agora virou lei – foi apresentado pelo vereador Alex da Academia e aprovado na Câmara Municipal em agosto, após duas votações.  Segundo a proposta, “todas as empresas de transporte coletivos do município de Osasco estão dispensadas de obedecer aos lugares de parada obrigatória, ou preestabelecidas dos pontos de ônibus, para efeitos de desembarque de mulheres, idosos e deficientes físicos, no período noturno após as 22 horas”.

Segundo defende Alex, na justificativa do projeto, o objetivo é garantir mais segurança, principalmente às mulheres, que muitas vezes temem descer em pontos que ficam distantes de seus destinos e seguir o restante do trajeto caminhando.

As mulheres, os idosos e os deficientes poderão indicar, ao motorista, o local de parada para desembarque. Mas ele não poderá ser fora do itinerário original da linha. Ainda segundo a legislação, a possibilidade de desembarque fora dos pontos deverá ser divulgada, por meio de cartazes, dentro dos próprios coletivos.

Apear de aprovado em agosto e sancionado no último dia 11,o projeto estava em tramitação na Câmara Municipal deste março deste ano. Mas sofreu modificações após análise das comissões.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style