Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017

Cotidiano


09/10/2017 - 00:00 - Atualizado em 09/10/2017 - 00:00

Osasco 'vestido' contra o câncer

Viaduto metálico e prefeitura ficam "rosa"
Por Da redação
Osasco

Viaduto metálico

Viaduto metálico (Foto: Italo Cardoso)
(cotidiano@webdiario.com.br)
 
Os tons de rosa invadiram Osasco. Para chamar a atenção sobre o Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama e de útero, a prefeitura de Osasco adotou iluminação especial, nessa cor, para sua sede e também para o Viaduto Metálico, o cartão postal da cidade. Além disso, o Hospital Municipal Antônio Giglio e a Maternidade Amador Aguiar também terão iluminação rosa até o final da semana.

Além disso, como parte da  campanha, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm uma programação especial ao longo do mês com ações educativa e palestras, incluindo orientações sobre como fazer o autoexame. Para participar, é preciso acompanhar o calendário e procurar a UBS mais próxima de casa. A programação incluiu atendimento individual e em grupos sobre a importância do exame de rastreamento de mamografia, para mulheres a partir dos 40 anos, e o exame citopatológico em mulheres a partir de 25 anos. As mulheres em situação de rua, atendidas os albergues, também receberão orientações, com a euqipe do Consultório de Rua, nos dias 11, 16 e 25, no Centro Pop do Piratininga. Mas não é só Osasco que está “rosa” este mês.

A campanha também muda o visual de Barueri e Carapicuíba este mês. Nas duas cidades, os principais monumentos serão iluminados nas cores da campanha. Além disso, as prefeituras preparam atividades especiais.  Em Barueri, ficam “rosa” o Monumento à Solidariedade, Fonte Cunhatã, Herma de Yojiro Takaoka, Ponte Akira Hashimoto, entre outros. Também há a caracterização rosa de próprios públicos como a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Teatro Municipal e Secretaria da Mulher. Além disso, até o dia 19 haverá atendimento especializado nas UBSs Amaro José de Souza (Mutinga), Hermelino Liberato Filho (Belval) e Hélio Berzaghi (Jd. Paulista). Já em Carapicuíba, com o tema “O Primeiro Exame só Depende de Você”, a campanha envolve conscientização das mulheres sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama. A prefeitura também realizará palestras no Plaza Shopping Carapicuíba nos dias  11, 20 e 27.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style