Domingo, 27 de Maio de 2018

Cotidiano


14/02/2018 - 00:00

Carapicuíba que ter "lembrancinha turística"

Por Redação
Osasco

Aldeia

Aldeia (Foto: Renato Silvestre)
(cotidiano@webdiario.com.br

Se Salvador tem suas fitinhas do Bonfim e o Rio de Janeiro tem as réplicas do Cristo Redentor de vários tamanhos; Carapicuíba também quer ter suas “lembrancinhas turísticas”. E lançou até um concurso para isso. A Secretaria de Cultura e Turismo convida artesãos a criar um souvenir para o município, com o tema “Aldeia Jesuítica de Carapicuíba - Patrimônio Histórico do Brasil”. Os artesãos que tiverem seus trabalhos selecionados poderão comercializá-los durante as festividades. Para participar é necessário fazer a inscrição na secretaria, que fica na avenida Presidente Vargas, 280, na Vila Caldas.

É preciso apresentar RG e CPF originais e a carteirinha de inscrição no SUTACO (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4164-5413. A criação das lembrancinha faz parte do projeto da prefeitura em transformar Carapicuíba em “cidade de interesse turístico”, o que abre caminho para captação de recursos estaduais e federais para investimentos no setor. Um dos primeiros passos para isso foi a aprovação, no final do ano passado, do Plano Municipal de Turismo, pela Câmara Municipal. Um das diretrizes do Plano é transformar a Aldeia Jesuítica em atração turística da cidade.

Fundada em 1580 pelo Padre José de Anchieta, ela foi  tombada pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1940.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style