Segunda-Feira, 21 de Maio de 2018

Cotidiano


15/05/2018 - 00:00 - Atualizado em 15/05/2018 - 00:00

Cotia registra baixa procura pela vacina contra a gripe

Meta era imunizar 90% do grupo de risco. Só 37% foi às Unidades Básicas de Saúde. Dia D aconteceu no último sábado em quinze UBS.
Por Da redação
Cotia

Cotia registra baixa procura  pela vacina contra a gripe

Cotia registra baixa procura pela vacina contra a gripe (Foto: imagem meramente ilustrativa)
(cotidiano@webdiario.com.br)

A Secretaria de Saúde de Cotia imunizou 6.484 pessoas contra a gripe Influenza durante o Dia D, realizado no último sábado em quinze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Apesar desse mutirão, que aconteceu em todo o País, a adesão à campanha, na cidade, está baixa. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% do grupo considerado de risco até o final da campanha. Mas, até o momento, 37,79% da população alvo foi imunizada. “O público alvo é defino pelo Ministério da Saúde com base no risco que estas pessoas têm de desenvolver formas mais graves da doença e por serem consideradas de maior potencial de transmissão do vírus”, disse Magno Sauter, secretário de Saúde de Cotia.

O grupo com a maior cobertura é o de idosos. Já os piores índices de imunização estão entre as crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas e professores. “O vírus tem grande poder de contágio com a chegada do frio, por conta de ambientes mais fechados. E, entre as crianças o risco é considerável, já que os menores não têm as noções de proteção como um adulto, situação que potencializa as chances de adoecer”, salientou Magno Sauter.  A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 23 de abril e segue até o dia 1º de junho, gratuitamente. A dose aplicada na campanha é a trivalente (H3N2, H1N1 e Influenza B).

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Vip Style