Política

Carapicuíba poderá ter lei de combate ao abuso sexual
Por Júlio Rezende
Carapicuíba
Carapicuíba
Proposta é de autoria do vereador Valdemar da Farmácia (PV)
(Foto: Maranhão)
(politica@webdiario.com.br)A cidade de Carapicuíba poderá ter em breve uma lei que prevê uma campanha permanente com medidas de combate ao assédio sexual de mulheres nos transportes coletivos. A proposta, de autoria do vereador Valdemar da Farmácia (PV ), já tramita nas comissões permanentes do legislativo deverá ser pautada em breve para a votação em plenário, pelo conjunto dos vereadores.
Dentre as sugestões do parlamentar para evitar o abuso está a obrigatoriedade que as empresas concessionárias de ônibus, publicas ou privadas, na cidade afixem nos veículos cartazes com avisos do número Disque-denúncia, da Polícia Militar e também da Guarda Civil Municipal. De acordo com o proponente da Lei, essas empresas terão até 30 dias a partir da publicação oficial da medida para iniciar a fixação dos cartazes. “Abuso sexual muitas vezes é um crime silencioso. Muitas vítimas acabam não denunciando por medo ou por vergonha. É uma realidade cruel que atinge milhares de mulheres todos os dias. Carregando consigo o drama sofrido”, afirma o parlamentar.
Segundo ele, há várias vias de combate ao crime e, qualquer ato que contribua, é um ganho importante. A fixação de cartazes informando o tipo penal e o incentivo a denunciar irá encorajar a sociedade a combater esse mal. Tão importante quanto punir é prevenir: o transporte é público, mas o corpo da mulher não”, avalia Valdemar