Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2018

Cotidiano


16/05/2018 - 00:00 - Atualizado em 16/05/2018 - 00:00

Pirapora do Bom Jesus agora é Município de Interesse Turístico

Por Da redação
Pirapora do Bom Jesus

Processo esta vem andamento desde 2015. Título vai permitir que prefeitura tenha acesso a mais recursos na área de infraestrutura e turismo. Cidade é famosa por santuário e romarias

Processo esta vem andamento desde 2015. Título vai permitir que prefeitura tenha acesso a mais recursos na área de infraestrutura e turismo. Cidade é famosa por santuário e romarias (Foto: Divulgação)
(cotidiano@webdiario.com.br)

Agora é oficial. A Secretaria de Estado de Turismo aprovou a cidade de Pirapora do Bom Jesus como Município de Interesse Turístico (MIT).  O processo para obtenção desse reconhecimento estava em andamento desde 2015. Agora, com a oficialização, a prefeitura terá acesso a mais recursos estaduais para investimentos em infraestrutura turística. O orçamento estadual destina cerca de R$550 mil por ano para as cidades que são reconhecidas como de interesse turístico.

Pirapora entrou para a lista graças ao Santuário do Senhor Bom Jesus e pelas romarias, que mobilizam ciclistas, pedestres, charreteiros, cavaleiros e veículos motorizados para reverenciar a imagem do Senhor Bom Jesus. Esta classificação como MIT e o acesso aos novos recursos estavam condicionados ao cumprimento dos requisitos criados pela Lei Complementar nº 1.261 que permitiu a seleção de 140 municípios com potencial turístico no Estado.  Para cumpri-los, a prefeitura  vem reestruturando seu setor turístico desde junho de 2015.  Já em  março de 2016 foi cumprida outra exigência. A Câmara Municipal aprovou a Lei nº 1.101 que criou o novo Fundo Municipal do Turismo. 

Outras exigências providenciadas foram a apresentação de completo inventário dos atrativos turísticos e da infraestrutura do município, uma nova pesquisa de demanda turística e o novo plano diretor do turismo municipal. Outros critérios atendidos foram contar com serviço médico emergencial; meios de hospedagem; serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação e receptivo turísticos; atrativos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos.
 

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style