Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018

Animais


28/05/2018 - 00:00 - Atualizado em 28/05/2018 - 00:00

Barueri já tem 83 casos maus tratos a animais

Isso tudo registrado somente este ano pela Guarda Ambiental. Ocorrências envolvem animais domésticos. Houve ainda 121 resgates de animais silvestres no mesmo período.
Por Redação
Barueri

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa
(cotidiano@webdiario.com.br)

A Guarda Ambiental de Barueri já atendeu, este ano, 83 casos de maus tratos a animais domésticos. A maioria dos casos envolve cães e gatos. Dentre elas, a mais recente envolveu, em abril, um cachorro de pequeno porte, que foi amarrado com arame e abandonado sem poder se movimentar em uma rua da cidade. O animal foi recolhido pela guarda e levado ao Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), onde recebeu os cuidados necessários.

Os números de atendimentos foram divulgados, pela prefeitura, em balanço da atuação da guarda, que teve seus serviços reativados, no ano passado, pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri. Os agentes também atuam na proteção aos animais silvestres.

De janeiro a abril deste ano, foram 121 casos de recolha e captura de animais silvestres na cidade. Com equipamentos de manejo e de resgate de animais silvestres, a equipe consegue manter a integridade física do animal, que é direcionado ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Barueri, onde permanecem sob os cuidados de veterinários. Depois, esses animais são devolvidos ao seu habitat natural. Mas a principal função da guarda é atuar na prevenção e fiscalização dos crimes e infrações ambientais, incluindo desmatamentos, queimadas e até aterros clandestinos. Foram 109 ocorrências desde tipo deste janeiro, que vão desde podas ilegais a despejo de entulhos, passando ainda por resíduos tóxicos e poluição do ar.

Para denunciar crimes contra o meio ambiente, maus tratos de animais silvestres ou domésticos, a Guarda Ambiental pode ser acionada pelo telefone 153.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style