Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018

Cultura


30/05/2018 - 00:00 - Atualizado em 30/05/2018 - 00:00

Região comemora Corpus Christi com tapetes coloridos nas ruas

Por Redação
Região

Tapetes em Santana de Parnaíba

Tapetes em Santana de Parnaíba (Foto: Divulgação)
Nesta quinta-feira, 31, acontece em Santana de Parnaíba uma das mais tradicionais festas religiosa da cidade: o Corpus Christi. Na ocasião, as ruas do Centro Histórico serão forradas com mais de 50 toneladas de serragem e outros acessórios que darão forma aos 850 metros de tapetes coloridos que contam a história da celebração do Corpo de Cristo.
 
Com o tema A Fonte da Vida para o Leigo em Missão a montagem terá 60 quadros temáticos que formarão um grande mosaico com símbolos cristãos, compondo assim, um verdadeiro cenário bíblico. Os desenhos são produzidos pelo artista plástico Alcides S. Maia, mas são os moradores da cidade, adultos e crianças, os verdadeiros artistas que confeccionam os tapetes de forma bem criativa, usando desde serragens, a pipoca, tampinha de garrafa, casca de ovo, cal, algodão e até mesmo pó de café, tudo para deixar o caminho da fé ainda mais bonito.
 
Além da programação religiosa, com missa às 8h30,10h30, 12h e missa campal às 15h30 seguida da tradicional procissão, os moradores e turistas poderão aproveitar o dia para visitar as mais de 50 barracas da Feira de Artesanato e praça de alimentação. Segundo a Guarda Municipal, no ano passado o evento recebeu mais de 50 mil visitantes ao longo do dia.  
 
Osasco
Em Osasco, o tapete será montado na Rua da Saudade, ao lado da Catedral de Santo Antônio. Quem quiser ajudar na montagem dos tapetes basta comparecer na Rua da Saudade, a partir das 6 horas. Nesta quinta-feira, as missas acontecem às 9 horas, às 15 horas seguida de procissão e presidida pelo nosso bispo Dom João Bosco, e às 19 horas.
A Catedral de Santo Antônio está localizada a Avenida Santo Antônio, 1090, Vila Osasco.
 
Carapicuíba
Em Carapicuíba, a comemoração acontece na Praça da Aldeia Jesuítica. Às 8 horas da manhã começa a montagem dos tradicionais tapetes temáticos. A visitação começa às 14 horas, seguida de missa e procissão do Santíssimo Sacramento, às 16 horas. Pessoas da comunidade local, voluntários, fiéis e funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo se reúnem todos os anos na Praça da Aldeia para a confecção dos tapetes, feitos à base de serragem colorida, casca de ovo e materiais recicláveis, pó de café usado, etc.
 
 
Histórico da data
A celebração da festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, manifestando o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque. Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV. Não há registro histórico sobre a data de início do evento em Santana de Parnaíba. Sabe-se que até 1968 – ano em que a serragem passou a integrar o painel de cores – as ruas e janelas de Santana de Parnaíba eram enfeitadas com flores vermelhas de São João, comuns nos meses de junho e julho.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style