Sábado, 15 de Dezembro de 2018

Cotidiano


09/08/2018 - 00:00 - Atualizado em 09/08/2018 - 00:00

CPTM apreende 800 mil produtos com ambulantes nos trens

Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Região

Quem anda de trem, sabe. Dá para comprar quase tudo dentro dos vagões. Os ambulantes vendem de chocolate a revistas, passando ainda por canetas e fones de ouvido. Mas nem todos são consumidores desse tipo de comércio. A atuação de ambulantes representa o maior número de reclamações de passageiros pelo SMS Denúncia da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). No primeiro semestre deste ano, foram 7.810 denúncias, 38% do total de mensagens enviadas à área de segurança.  

A fiscalização também tem números expressivos. Nos cinco primeiros meses deste ano, foram realizadas mais de 20 mil autuações dos ambulantes, com cerca de 800 mil produtos apreendidos. Para combater a prática, a CPTM também lançou uma campanha. Por meio de mensagens, nas estações, os usuários são orientados e não comprar esses produtos. As estações da Linha 8 Diamante: Palmeiras- Barra Funda, Lapa, Osasco, General Miguel Costa, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi, já contam as informações aos usuários. 

As orientações vão desde “Quem compra do ambulante é responsável pelo comércio ilegal! Não compre”; “Sem ambulantes, a viagem será bem melhor! Não compre” a “Viagem sem grito e sem sujeira! Não compre”. A empresa também culpa os ambulantes por problemas na viagem, afirmando que alguns deles causam atrasos na circulação segurando portas e danificando equipamentos. Denúncias sobre o comércio irregular nos vagões e nas estações podem ser feitas por SMS pelo número 97150-4949, que recebe denúncias anônimas, e também por Whatsapp, pelo 99767-7030, pelo qual é possível enviar vídeos, fotos e mensagens de texto.

A CPTM também pede que o denunciante descreva as características físicas do infrator, a mercadoria comercializada, o número do carro (vagão), a linha e a próxima estação.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style