Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018

Cotidiano


13/09/2018 - 00:00 - Atualizado em 13/09/2018 - 00:00

Barueri instala coletor de lixo eletrônico

Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Barueri

Parque Municipal Dom José, em Barueri, abriga um equipamento específico para descarte de lixo eletrônico. O coletor recebe televisões, celulares, computadores e eletrodomésticos, dentre outros produtos sem uso, que ganham destinação correta. A retirada é feita pela Green Eletron, gestora de logística reversa para eletrônicos, que também cedeu o equipamento à prefeitura, sem custos. “Em negociação com a empresa conseguimos o coletor, que tinha um valor médio de R$ 8 mil, sem qualquer custo para a cidade. Através do termo de cooperação estabelecido, o município tem o dever de ceder o local para a instalação e avisar à empresa quando for atingido o limite de três quartos da capacidade de armazenamento, para que proceda a coleta do material recebido e destinação final ambientalmente adequada.

Todo o gasto com coleta, transporte e destinação também se dão por conta da empresa”, explica Jonatas Randal, coordenador da CIT (Coordenadoria de Inovação e Tecnologia) da prefeitura. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e o parque foi escolhido para receber o equipamento devido à grande movimentação de pessoas no local. “Temos uma preocupação muito grande com essa questão do lixo eletrônico, tanto que  também disponibilizamos ecobags em pontos estratégicos e realizamos campanhas quanto aos perigos do descarte incorreto desses materiais”, explica o secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira – o Bidu.

No Brasil, que é o sétimo maior produtor de lixo eletrônico no mundo, é gerada uma média de 1,5 mil tonelada de e-lixo por ano e somente 3% dele são coletados da forma correta.  Esses produtos podem contaminar o meio ambiente porque, além de serem feitos basicamente de plástico, vidro e outros componentes que levam milhares de anos para se decompor, possuem substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio, que contaminam água e o solo e podem causar doenças.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style