Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018

Cotidiano


13/09/2018 - 00:00

Lago do Três Montanhas será descontaminado com "nano bolhas"

Tecnologia importada envolve microbolhas que "empurram" a sujeira para superfície, facilitando a limpeza. Lago foi contaminado com dejetos de incêndio em galpão do Pão de Açúcar, em dezembro
Por Da redação
Osasco

Lago foi contaminado em dezembro do ano passado

Lago foi contaminado em dezembro do ano passado (Foto: divulgação)
O Lago do Jardim Três Montanhas, que fica dentro do Parque Ecológico Glauco Vilas Boas, em Osasco, vai passar por um processo de limpeza que envolve tecnologia importada. Ele está contaminado desde dezembro do ano passado, quando recebeu dejetos, incluindo chumbo, após incêndio em um galpão do Grupo Pão de Açúcar, que fica em área próxima. 

Já a descontaminação será feita por meio de “nano bolhas”, uma tecnologia importada pela Sabesp e que será trazida ao local por meio de parceria com a prefeitura.  Ela será aplicada por meio de uma equipamento chamado SoluOx, fabricado nos EUA é que é o primeiro gerador de nano bolhas de alta performance para aeração ou gaseificação de líquidos.

Essas bolhas, de tamanho extremamente pequeno, vão empurrar a sujeira para a superfície, facilitando a limpeza. O anúncio da descontaminação foi feito pelo prefeito Rogério Lins e por técnicos da Sabesp, que estiveram no parque nesta quinta-feira.

Os trabalhos devem ser concluídos até fevereiro de 2019. Em paralelo, a prefeitura fará a revitalização do parque.  Atualmente, tramita na Justiça uma ação que discute a responsabilidade pela contaminação do lago. Enquanto a decisão não sai, a prefeitura busca alternativas para limpar a área. O lago também está assoreado e apresenta risco de transbordamento em caso de chuvas.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style