Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2018

Cotidiano


10/10/2018 - 00:00 - Atualizado em 10/10/2018 - 00:00

Itapevi inicia obras do terceiro piscinão contra enchentes

Reservatório vai receber águas do Rio Sapiantã, afluente do Barueri-Mirim, que é um dos principais causadores de alagamento na cidade. Os outros dois devem ser concluídos ainda este ano.
Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Itapevi

Itapevi vai contar com três piscinões de combate às enchentes. As obras do terceiro reservatório, no Sapiantã, começaram esta semana. Já as do Suburbano e Vitápolis devem ser concluídas ainda este ano. O investimento total nas obras, segundo a prefeitura, é de R$ 112 milhões.  Localizado ao lado direito da estrada Yoshihiro Iwahashi, o piscinão do Sapiantã terá capacidade para receber  81 milhões de litros, com 3,34 metros de profundidade. Ele vai receber as águas do Rio Sapiantã, que é afluente do Barueri-Mirim, cujos transbordamentos estão entre as principais causas de enchente na cidade.

O rio nasce em Vargem Grande Paulista e tem 10,4 quilômetros de extensão até a foz, cruzando também os bairros da Vila Nova Esperança e Vila Santa Rita. Já o piscinão do Suburbano vai receber as águas do córrego Paim, visando diminuir a ocorrência de alagamentos no bairro, na Cohab e no Centro. Ele fica entre a Avenida Rubens Caramez e as ruas dos Sulamericanos e dos Paulistas, nos fundos da Escola Estadual Prof. José Sérgio Pereira. O do Vitápolis, por sua vez, fica na divisa dos bairros Chácara Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde. Ele também vai receber as águas do rio Barueri-Mirim, combatendo enchentes na região destes bairros e na região central de Itapevi.

Ele fica paralelo ao rio e irá captar o excesso de água quando o nível ultrapassar a cheia. A capacidade de armazenamento é de 109 milhões de litros. As três obras são realizadas em parceria com o governo federal. Em paralelo, a prefeitura faz a canalização do córrego Barueri-Mirim, no trecho entre a rua Orlando Higino de Moraes até a Boulevard Paulistana, já na divisa com o município de Jandira.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style