Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018

Cotidiano


08/11/2018 - 00:00 - Atualizado em 08/11/2018 - 00:00

Posto da Pró-Sangue de Osasco agora atende todos os sábados

Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Osasco

A Fundação Pró-Sangue ampliou o funcionamento da unidade de coleta de Osasco. O posto, que funciona ao lado do Hospital Regional, em Presidente Altino, agora atende todos os sábados, e não apenas no primeiro e terceiro de cada mês. A medida está em andamento desde o início de novembro.  Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.  Os estoque estão baixos, conforme ressalta Carlos Roberto Jorge, médico da Fundação Pró-Sangue. “Festas, Carnaval e imunização contra a febre amarela no verão diminuíram consideravelmente os estoques”, explica.

Já a médica Sandra Montebello relata que a crise econômica também se reflete na queda das doações “Pessoas não querem faltar ao trabalho e, muitas vezes, não têm dinheiro nem mesmo para o transporte até o hemocentro mais próximo. E se os níveis de estoque baixam ainda mais, a situação poderá ficar preocupante”, completa.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style