Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2018

Cultura


28/11/2018 - 00:00 - Atualizado em 28/11/2018 - 00:00

Barueri recebe Fundo de Quintal neste domingo

Por Graciela Zabotto / gracielazabotto@webdiario.com.br
Barueri

Para comemorar o Dia Nacional do Samba, Barueri recebe, neste domingo, dia 2, show do grupo o Fundo de Quintal. A festa começa às 14 horas em um palco próximo ao estacionamento do Ginásio José Corrêa. Famoso em todo o Brasil, o grupo também é o “berço” de sambistas consagrados como Jorge Aragão, Almir Guineto, Arlindo Cruz e Walter Sete Cordas, entre outros.
 
A comemoração terá ainda os shows do instrumentista e professor de música Sergio “Afinidade”, da Casa de Oficinas de Artes da Secretaria e do Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi, grupo criado em Jundiaí em 2012 por músicos e pesquisadores do samba paulista, além da bateria da Escola de Samba Cadência Paulista, fundada justamente no dia 2 de dezembro de 2014.
  
O dia 2 de dezembro foi escolhido para celebrar o ritmo genuinamente brasileiro pela iniciativa do vereador baiano Luís Monteiro da Costa, em 1963, sancionada pelo então prefeito de Salvador, Virgildásio Senna. A ideia foi homenagear a primeira visita a Salvador do compositor mineiro Ary Barroso, em 1940. A data já havia sido cogitada um ano antes no Rio de Janeiro, por ocasião do Primeiro Congresso Nacional do Samba, evento patrocinado pela Confederação Brasileira das Escolas de Samba (CBES), pela Associação Brasileira das Escolas de Samba (Abes), pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, pelo Conselho Nacional de Cultura e pela Ordem dos Músicos do Brasil. 
 
Também no domingo, no Parque Municipal Dom José, às 11 horas, o músico de Barueri “Violeiro Jean Carreiro” leva ao palco do bosque os grandes sucessos da música caipira. Jean segue carreira solo desde o ano passado e gravou ainda seu primeiro CD “Viola Doce Presente”. A entrada é franca. O Parque Municipal Dom José fica na rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto. 
 

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style