Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2018

Polícia

05/12/2018 - 00:00

Guarda de Osasco será segunda do País armada com Glock

Por Da redação
Osasco

Guarda também ganha novas viaturas neste sábado

Guarda também ganha novas viaturas neste sábado (Foto: divulgação)
O armamento da Guarda Civil Municipal de Osasco vai ganhar reforço. A prefeitura divulgou a aquisição de pistolas Glock para o efetivo. Segundo a administração, falta apenas a liberação das armas, pelo Exército, para que elas sejam adotadas pelos agentes.

Com isso, a guarda de Osasco será a segunda do País a adotar pistolas da marca, que tem origem austríaca e fornece armamento para o exército norte-americano e para o FBI, dentre outras formas de segurança. Atualmente, apenas a Guarda Muncipal conta com armas Glock. Mas elas foram doadas à administração, ainda na gestão Doria. Já Osasco é a primeira prefeitura a comprar as armas da marca. Não foram informados modelos, calibres e nem a quantidade de pistolas adquiridas.

Ainda de acordo com a prefeitura, o reforço no armamento faz parte de uma série de investimentos que estão sendo feitos na área da segurança pública. Nos últimos 4 anos, os recursos destinados o setor foram ampliados em 77%.  A fatia do orçamento destinada à área será de R$92,61 milhões em 2019, contra R$ 48,3 milhões em 2015. Além das armas, a guarda também vai ganhar novas viaturas.

Nesse sábado, acontece a entrega de veículos e motos para a corporação. Elas serão alugadas, em contrato que também envolve substituição em caso de quebra ou dano dos veículos.  Ainda na segurança está em andamento a segunda fase do programa de videomonitoramento,  que prevê a fiscalização nas entradas e saídas do município conectado ao Detecta, sistema inteligente que permitirá a identificação de veículos furtados ou roubados, a partir da leitura das placas.

As novas câmeras também vão contar com sistema de reconhecimento facial. A previsão é de que os equipamentos entrem em operação em fevereiro do próximo ano. Eles serão ligados ao COI (Centro de Operações Integradas), que já coordena o monitoramento de ruas da cidade.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style