Quarta-Feira, 20 de Março de 2019

Animais


28/12/2018 - 00:00 - Atualizado em 28/12/2018 - 00:00

Fogos de artifício: confira dicas para acalmar o seu pet durante o barulho

Por Da redação
Região

Fogos de artifício colocam pets em risco, pois os bichinhos podem entrar em pânico e  tentar escapar do local a qualquer custo, diante dessas situações e riscos, especialista  em comportamento animal e médicos veterinários dão dicas para minimizar o problema

Fogos de artifício colocam pets em risco, pois os bichinhos podem entrar em pânico e tentar escapar do local a qualquer custo, diante dessas situações e riscos, especialista em comportamento animal e médicos veterinários dão dicas para minimizar o problema (Foto: Divulgação)
Com a chegada das comemorações de ano novo, é quase impossível encontrar um lugar em que não existam pessoas soltando fogos de artifício como uma maneira de celebrar. Mas os que acabam se prejudicando são os pets, pois a audição dos animais é bem mais aguçada que a dos humanos, e muitos costumam sofrer com medo excessivo do barulho dos fogos. O adestrador e especialista em comportamento animal Cleber Santos, proprietário da ComportPet, explica que  os cães entram em um estado de estresse intenso com o som alto dos fogos, ficando desesperados e podendo tentar fugir por janelas, sacadas ou portões, o que coloca a segurança  deles em risco. Por isso, os fogos de artifício são um perigo em potencial muito grande para muitos cachorros.
 
“Nessas horas, nem todos sabem como agir para tentar acalmar os bichinhos e, por falta de informação, podem acabar até mesmo agravando o estresse do animal. É fundamental que os tutores estejam preparados para proteger seu cão da exposição ao barulho dos fogos”, completa. Confira ao lado algumas dicas do especialista:
 
Coloque música para trazer tranquilidade
Fazer uso de outros sons para abafar o barulho intenso vindo dos fogos ajuda para que o animal fique menos conectado ao som principal. “Se possível, abafe  ao máximo o barulho dos fogos, fechando portas e janelas. Depois, coloque uma música tranquila, que ajudará a proporcionar um ambiente mais calmo. O uso de florais também é indicado para manter o cão mais relaxado e com menos medo”, indica Cleber.
 
 
Proporcione um espaço adequado
Geralmente, em casos de estresse, os pets costumam procurar um local  para se esconder, por isso é importante criar um ambiente só para ele, que seja seguro e que não possibilite fugas. “Deixe seu cão em um quarto tranquilo e onde fique isolado do barulho, com tela de proteção na janela”, diz.
 
 
Evite deixar o cão sozinho
Deixar o bichinho sozinho em casa nos momentos em que o barulho dos fogos tende a ser intenso - como, por exemplo durante a 00h da noite de Réveillon- irá deixá-lo ainda mais estressado. “Quando o cão fica com muito medo, pode entrar em pânico e tentar fugir. Caso o tutor precise se ausentar, o ideal é recorrer a um hotel para cães, que tenha uma equipe especializada para dar suporte aos animais”, recomenda.
 
 
Prepare o ambiente
A médica veterinária e gerente de produtos da unidade de pets da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec, também preparou algumas sugestões que ajudam a melhorar o bem-estar dos cães durante a queima de fogos. Segundo ela, é comum que o cão fique agitado. Alguns podem correr pela casa, outros podem tentar se esconder em locais perigosos. Para segurança do pet, deve-se preparar um quarto com os acessórios, brinquedos preferidos e comidas/petiscos que ele goste. Também é indicado manter as janelas e portas fechadas (para abafar o barulho) e torne o momento agradável, oferendo o petisco preferido e brincando com ele.
 
 
Cheiro do tutor e livre de coleiras
Já a veterinária Karina Mussolino, gerente de clínicas da Petz, dá duas orienta ções: deixar roupas, toalhas e ou cobertores com o cheiro dos tutores para que os pets se sintam protegidos. Além disso, os cães e gatos costumam se esconder nesses momentos de medo, por isso é importante deixá-los livres, não prender na coleira e manter em espaço livre para que não se machuquem.
 

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style