Terça-Feira, 22 de Janeiro de 2019

Política


11/01/2019 - 00:00 - Atualizado em 11/01/2019 - 00:00

Vereador quer garantir escola próxima para deficientes

Por Júlio Rezende / politica@webdiraior.com.br
Carapicuíba

 Vereador Fabinho Reis (PSD), autor do projeto

Vereador Fabinho Reis (PSD), autor do projeto (Foto: Divulgação)
A Câmara de Carapicuíba deve apreciar e votar no início deste ano, o projeto de Lei de autoria do vereador Fabinho Reis (PSD), que propõe que o poder público assegure a matrícula para aluno portador de deficiência locomotora na escola mais próxima de sua residência. De acordo com o projeto, para obter o benefício, o aluno apresentará documento que comprove o local de residência em Carapicuíba no instante do requerimento de matrícula. Desta forma, as escolas garantirão a permanência de alunos com deficiência, ficando assegurada prontamente sua matrícula, priorizando a adequação dos seus espaços físicos para o devido acolhimento.

Como justificativa para sua proposta, o parlamentar argumenta que toda pessoa com deficiência física, intelectual, visual ou auditiva deve ter direito à igualdade de oportunidades assegurada, e que de acordo com a Lei de diretrizes Básicas da Educação (LDB), isso deve começar ainda na fase escolar, a partir do contato com práticas e metodologias que garantam a acessibilidade na escola. “Apesar da importância desse tema, diversos portadores de deficiência tem que se deslocar para as escolas mais longe para poder ter acesso à educação, devido à falta de vagas em escolas próximas de suas residências. Nesse sentido, é imprescindível buscar soluções para garantir a inclusão dessas pessoas”, afirma Fabinho.

Segundo ele, em muitos lugares a deficiência ainda é tratada como um fardo. “Isso é prejudicial para quem convive com a condição, porque pressupõe que a pessoa tem um problema que não pode ser resolvido. É preciso mudar essa realidade que exclui indivíduos e que recai no bem-estar físico e mental de muitos grupos da sociedade”.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style