Segunda-Feira, 22 de Abril de 2019

Política


07/02/2019 - 00:00 - Atualizado em 07/02/2019 - 00:00

Igor pressiona Sabesp e pede mais água e esgoto tratados

Por Júlio Rezende / politica@webdiario.com.br
Itapevi

Prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos)

Prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos) (Foto: Divulgação)
O prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), reuniu-se nesta quarta-feira com o presidente as Companhia de Saneamento de São Paulo (Sabesp), com o objetivo de cobrar do órgão providências quanto ao cumprimento do contrato firmado entre a prefeitura e a concessionária, que inclui garantir água encanada para moradores do bairro Monte Serrat. De acordo com o prefeito, o encontro também serviu para tratar da construção de mais um reservatório de água no município. “Essas reuniões são importantes porque nossa cidade tem muitas demandas na área do saneamento, que precisam de soluções imediatas. Necessitamos de coleta e tratamento de esgoto em diversos bairros no município”, comentou.

Segundo Igor, todos esses projetos demandarão um investimento da ordem de R$ 50 milhões por parte da companhia. “Vamos trabalhar com o secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi e o governador João Doria para que estes investimentos sejam liberados o quanto antes”, garantiu o prefeito. Como argumento para que os recursos cheguem ao município rapidamente, Igor apresentou os números técnicos ao representante da concessionária. “Hoje, 83% do esgoto da cidade é coletado, mas apenas 35% deste montante que é tratado. Queremos não só água encanada, mas esgoto tratado para não poluir ainda mais os nossos rios e córregos”, finalizou.

Em julho de 2018, a Sabesp fez investimentos no Parque Wey, no município e, naquela oportunidade, a concessionária afirmou que 60% dos resíduos produzidos em Itapevi são encaminhados para tratamento na ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de Barueri. Já as demais ligações serão interligadas a outro sistema de esgotamento existente, sendo que a ampliação do tratamento ocorrerá na 4ª Etapa do Projeto Tietê, cuja fase atual é de aprovação e financiamento pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style