Terça-Feira, 23 de Julho de 2019

Cotidiano


08/02/2019 - 00:00 - Atualizado em 08/02/2019 - 00:00

Túnel sob rio Tietê amplia envio de água para região

Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Barueri

Um projeto da Sabesp para ampliar o fornecimento de água à região inclui um túnel sob o rio Tietê. A perfuração, com máquina conhecida como “tatuzão”, foi iniciada na última quarta-feira em Barueri. Pelo túnel vai passar a tubulação do Sistema Gênesis, que vai levar mais água a 350 mil moradores de Barueri (incluindo Aldeia da Serra), Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Itapevi. 

Com  investimentos  de R$ 90 milhões, o Gênesis  conta com um centro de reservação (adutora)  e 14 mil metros de adutoras que interligarão os sistemas  de  abastecimento  da região da estação de trem Antônio João, em Barueri, até a sede do município de Santana de Parnaíba. Na fase atual, segundo a Sabesp, são assentados 11 mil metros de redes de grande porte, que entrarão  em  operação  até  2020. 

Já a parte que compreende a adutora  está  na  fase de liberação da área para execução das obras.  No caso específico da perfuração, iniciada na quarta-feira, para o túnel de travessia da tubulação sob o Tietê , a  passagem será feita por método não destrutivo, com uma máquina conhecida  como  Shield  (equipamento  de  grande porte para fazer túneis) realizando a escavação abaixo do leito do rio.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style