Sexta-Feira, 22 de Março de 2019

Cotidiano


14/03/2019 - 00:00

ONG que abriga macacos resgatados precisa de ajuda

Os 68 filhotes de saguis, que estavam em cativeiro na cidade, estão na ONG Mucky, de Itu. Eles têm entre 3 e 15 dias de vida e precisam de mamadeira a cada duas horas
Por Da redação
Osasco

Animais precisam ser amamentados a cada duas horas

Animais precisam ser amamentados a cada duas horas (Foto: Reprodução/G1)
Os 68 filhotes de saguis resgatados de um cativeiro pelas polícias Ambiental e Civil, em Osasco, foram levados, na madrugada da última quarta-feira, para a ONG Projeto Mucky, em Itu. Mas a instituição faz um apelo, nas redes sociais, por ajuda financeira e técnica para conseguir manter os animais.

"Eles não sobreviveriam sem esse apoio nosso. Passamos dentro da delegacia mais de 5 horas, mais de 10 pessoas envolvidas. Foi preciso soro, mamadeira via oral, alguns estavam com diarreia, eles estavam sujos. Um horror", disse a ambientalista, fundadora e coordenadora Livia Botar, em entrevista ao Portal G1.  

Ela também relava as condições em que os animais foram encontrados. "O grupo estava dividido em duas caixas minúsculas, completamente imundas e aqueles que ainda tinham alguma energia circulavam num lamaçal de fezes, urina e comida estragada Os macacos estavam molhados, sujos, famintos e sedentos.

" Segundo ONG, os filhotes tem idade que variam entre 10 dias e 3 meses. Eles foram trazidos de maneira ilegal da Bahia por uma mulher que os venderia por R$100 cada, a pessoa que já haviam feito “encomendas” da compra.  Apesar das más condições em que viviam no cativeiro, todos sobreviveram.  Mas agora, na ONG, é necessária uma estrutura de 12 a 14 pessoas só para amamentar os macacos a cada 2 horas.

“Os 68 saguis precisam de tratamento contínuo. O peso máximo deles é de 20 a 80 gramas. Eles precisam ser amamentados a cada duas horas ou duas horas e meia e a cada vez que isso acontece são necessárias de 6 a 7 pessoas ", acrescenta Lívia. A entidade precisa de parceria com outras ONGs ou associações que possam receber pequenos grupos de saguis e apoio financeiro. Além disso, pede a mobilização da sociedade para que os crimes sejam punidos com mais rigor.

Três pessoas foram autuadas no cativeiro, onde também estavam mais de 100 aves silvestres, e receberam multa de R$2 milhões. Mas vão responder ao processo em liberdade.  Informações sobre como ajudar podem ser obtidas no site www.projetomucky.org.br

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style