Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019

Cotidiano


12/04/2019 - 00:00

Cartórios abrem neste sábado para plantão da biometria

Por Da redação

imagem ilustrativa

imagem ilustrativa (Foto: divulgação)
Todos os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo funcionam em regime de plantão neste sábado, dia 13, para fazer cadastramento da biometria.  Os eleitores serão atendidos das 8 às 13 horas, mas é preciso fazer agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo – www.tre-sp.jus.br.
 
O processo, que dura cerca de 15 minutos, envolve coleta de impressões digitais, foto e assinatura. É preciso levar documento de identidade, comprovante de endereço e, se possível, o título de eleitor. A partir daí, os dados são enviados para um banco de informações e o eleitor não precisará mais apresentar o título nos processos de votação, bastando a leitura biométrica, como já acontece nos caixas eletrônicos dos bancos.

O cadastro é obrigatório em 478 municípios paulistas. Mas, na região, apenas Jandira está nesse processo. O prazo vai até 19 de dezembro e que não fizer a coleta de dados terá o título cancelado. Já nas demais cidades, o TRE orienta o eleitor a antecipar o processo, já que a biometria será obrigatória, em todo o País, a partir das eleições de 2022.
O ritmo lento de coleta da biometria preocupa o TRE. No primeiro trimestre do ano, houve 250 mil atendimentos por mês, metade do número esperado. O receio é de concentração da demanda no final do período, uma vez que muitas pessoas deixam providências desse tipo para os últimos dias.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style