Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019

Cotidiano


12/04/2019 - 00:00 - Atualizado em 12/04/2019 - 00:00

PM vai usar 208 drones em protestos e reintegrações

Pelo sistema Olho de Águia, equipamentos farão transmissão de imagens desses eventos em tempo real. Anúncio foi feito pelo governador João Doria
Por Da redação / policia@webdiario.com.br
Região

A Polícia Militar do Estado de São Paulo vai ganhar 208 drones para reforçar ações de patrulhamento. Os equipamentos serão usados principalmente para acompanhar eventos como protestos, manifestações e reintegrações de posse. Eles serão inseridos no sistema “Olho de Águia”, com transmissão de imagens em tempo real para o comando.

O anúncio foi feito, nesta sexta-feira, pelo governador João Doria e pelo secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos. “O custo operacional para drone de alta tecnologia é 140 vezes menor do que o custo operacional de um helicóptero Águia da Polícia Militar. Com segurança absoluta, porque você não tem recursos humanos. E a funcionalidade e eficiência chega a ser superior, dado ao fato de que o drone pode fazer voos em baixa altitude”, disse Doria. As 208 novas unidades serão compradas por meio de licitação, que será aberta até o final desse semestre.

Já a entrega está prevista par a outubro. O investimento é de R$6,3 milhões. Com a aquisição, sobe para 250 o total de equipamentos disponíveis para a polícia. “O Olho de Águia é um sistema que busca a consciência situacional, o que está ocorrendo em tempo real naquele exato momento, para que se possa tomar decisões”, afirmou o secretário. Os policiais que vão atuar no projeto passarão por treinamento.  O Olho de Águia , que também inclui helicópteros e motocicletas equipadas com kits especiais, é um sistema que possibilita a captação, transmissão, gravação e gerenciamento de imagens de interesse da Segurança Pública. A Polícia Militar conta hoje com 15 núcleos habilitados para operacionalização dos drones, sendo que nove possuem os equipamentos. A previsão é que até o final do ano os drones cheguem a 71 núcleos.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style