Domingo, 19 de Maio de 2019

Cotidiano


14/05/2019 - 00:00 - Atualizado em 14/05/2019 - 00:00

"Plantão só é viável com a reposição de funcionários", diz delegado

De acordo com o delegado Seccional de Osasco, Maurício Guimarães, o governo do Estado precisa contratar mais policiais para que o plantão 24 horas na Vila Pestana, em Osasco, possa ser reaberto
Por Graciela Zabotto / policia@webdiario.com.br
Osasco

Delegado Seccional de Osasco, Maurício Guimarães

Delegado Seccional de Osasco, Maurício Guimarães (Foto: Marcelo Deck)
A reabertura do plantão 24 horas no 1º DP (Distrito Policial) de Osasco, na Vila Pestana, tem sido uma reivindicação frequente dos moradores do município. O atendimento durante as noites, madrugadas e finais de semana foi suspenso, pelo governo do Estado, em 2016. Com isso, o único plantão da Polícia Civil na cidade é o da Delegacia Seccional. Mas a unidade não deve reabrir tão cedo. Isso porque, de acordo com o delegado Seccional de Osasco, Maurício Guimarães, o governo do Estado precisa contratar mais policiais. “A volta de um plantão que já existia acaba sendo útil até para não sobrecarregar o que tem na cidade. Porém a realidade atual é a seguinte: não temos funcionários suficientes para abrir plantão”, afirmou. Mas ele acredita que esse problema será solucionado.

“Estamos muito otimistas porque o governador já acenou que vai fazer um trabalho rápido e urgente para tentar repor os cargos vagos na Polícia Civil, principalmente delegados e escrivães” completou. Hoje, no  entanto, essa reabertura seria inviável. “Se não houver reposição, não tem condição de assumir qualquer responsabilidade. Existem outras unidades que estão sofrendo com a falta de funcionários. Somos a favor sim da volta do plantão, mas não podemos nos comprometer sem que haja essa reposição que já está sendo providenciada pela Secretaria de Segurança Pública”, finalizou.  

A volta do plantão do Pestana começou a ser discutida em fevereiro deste ano, quando o então ouvidor interno da Polícia do Estado de São Paulo, Luciano Jurcovichi Costa, que é morador de Osasco,  apontou as dificuldades da população para registro de ocorrências durante os finais de semana. “O fechamento do 1º DP do Pestana provocou enormes filas para a elaboração de boletins de ocorrências na Delegacia Seccional, tanto para policiais quanto para a população. Por isso, é urgente a reabertura desse plantão”, afirmou. Já este mês, o deputado estadual Emidio de Souza, ex-prefeito de Osasco, encaminhou ao governador João Doria pedido para a reabertura.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style