Domingo, 19 de Maio de 2019

Política


14/05/2019 - 00:00 - Atualizado em 14/05/2019 - 00:00

Vereador quer fim da venda de óculos sem receita médica

Por Da redação / politica@webdiario.com.br
Santana de Parnaíba

Vereador Luciano Almeida (PRB), autor do projeto

Vereador Luciano Almeida (PRB), autor do projeto (Foto: Divulgação)
Tramita na Câmara de Santana de Parnaíba Projeto de Lei do vereador Luciano Almeida (PRB) que prevê a proibição da venda de óculos de grau, sem prescrição médica, pelas farmácias e óticas, e também em outros estabelecimentos instalados na cidade. De acordo como parlamentar, a comercialização de óculos de grau sem nenhuma prescrição médica ocorre de forma indiscriminada na cidade, sem qualquer tipo de fiscalização. Os valores mais em conta, a variedade e a facilidade são alguns dos motivos que levam clientes a recorrerem às bancas de camelôs ou mesmo em drogarias, onde é possível comprar óculos de grau já produzidos em técnica genérica, para qualquer tipo de usuário.

De acordo com decreto federal, somente aos médicos cabe a tarefa de indicar o uso de lentes corretivas mediante exame de acuidade visual. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também baixou resolução que proíbe o comércio de lentes de grau nas farmácias, exceto quando não houver no município estabelecimento específico para esse fim.  

Segundo o vereador, há especialistas que informam que os óculos vendidos nas farmácias são contraindicados por muitas razões, que podem prejudicar a saúde ocular. “Muitas vezes, as lentes vêm com irregularidades que distorcem a luz e podem agravar a deficiência visual do paciente. Precisamos coibir esse abuso, para proteger nossa população”, argumenta o vereador. Luciano ainda justifica sua proposta afirmando que os óculos prontos, vendidos em farmácias e drogarias, são fabricados em série, sem levar em consideração as necessidades pessoais e a distância entre as pupilas de casa usuário. “Por isso causam dores de cabeça, enjoos, vertigens ainda podem provocar acidentes graves, caros e fatais”.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style