Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019

Cotidiano


12/06/2019 - 00:00 - Atualizado em 12/06/2019 - 00:00

Itapevi quer zerar a fila de espera por creches até 2026

Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Itapevi

Zerar a fila de espera por vaga na Educação Infantil, incluindo creches, até 2026. Essa é uma das metas do projeto Educa Itapevi, lançado esta semana pela prefeitura e que estabelece diretrizes, para o setor, até 2040. Atualmente, são 3 mil crianças a espera por vagas. Para cumprir essa meta, a prefeitura vai transformar prédios já existentes em novas unidades, com salas ness nível de ensino. O primeiro deles será o Cemeb Professor Irany Toledo de Moraes, no Jardim Santa Rita, que verá seus alunos transferidos para a Escola do Futuro do Santa Rita, para que o imóvel atenda a Educação Infantil. 

O mesmo será feito com o espaço hoje utilizado pelo Cemeb Jornalista João Valério Neto, em Amador Bueno, que também receberá uma Escola do Futuro, com início previsto para 2020. Ao todo, o programa conta com 8 metas, que ainda serão debatidas com a população. As propostas e sugestões podem serfeitas no site  itapevi.sp.gov.br.  até o dia 11 de dezembro. Outro objetivo é garantir

 a universalização do ensino em tempo integral para todos os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental, com a construção de 15 novas Escolas do Futuro em 15 anos e a garantia de que, até 2040, todas as demais unidades escolares adotem esse regime de ensino. Já o início da municipalização do Ciclo II  (5º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, que hoje é de responsabilidade do governo do Estado, deve ser feita em 2030. "Eu visitei há pouco tempo a escola onde eu estudei, e ela estava igualzinha a de 30 anos atrás: uma lousa e um guerreiro segurando um giz. É dessa forma que vamos vencer o crime? O mundo das drogas? Nós temos que fazer com que o aluno tenha prazer e vontade em ir pra escola", disse o prefeito Igor Soares, durante o lançamento do plano, afirmando ainda que o plano tornará Itapevi uma referência nacional em Educação.
 

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style