Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019

Cotidiano


12/06/2019 - 00:00 - Atualizado em 12/06/2019 - 00:00

Em 2 anos, Barueri castra 11 mil animais

Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Barueri

Desde 2017, a Prefeitura de Barueri castrou e implantou microchips de identificação, gratuitamente, em quase 11 mil animais domésticos. O balanço foi divulgado pela administração após o encerramento, esta semana, de inscrições para mais uma etapa da campanha. Segundo a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, foram preenchidas 590 vagas, sendo 86 para animais em situação de abandono. A população de animais domésticos, em Barueri, é estimada em 50 mil cães e gatos. O objetivo da iniciativa, segundo a secretaria, é garantir a guarda responsável, para diminuição do abandono.

Segundo o Ivan Vanderley Silva, biólogo da pasta, a castração é realizada a cada dois meses e somente os moradores de Barueri podem inscrever seus animais para o procedimento. A data prevista para o próximo agendamento é o mês de agosto. Para realizar a inscrição, o dono precisa providenciar o RGA (Registro Geral Animal), que é emitido em uma das bibliotecas municipais ou no Ganha Tempo, apresentando o RG, o CPF e o comprovante de residência do responsável. A Secretaria também alerta os donos de cães sobre a importância da imunização contra a cinomose, uma doença grave, que pode levar o animal à morte, e que tem maior transmissão nos meses mais secos do ano.

Ela ocorre através de secreções vindas do nariz e boca do animal contaminado para o cão saudável e é mais frequente em cães de três a seis meses de vida e acima de oito anos de idade. Os sintomas são falta de apetite, secreções nasais e oculares, indisposição, depressão, vômito e diarreia. Na maioria dos cães as pupilas ficam dilatadas e há alterações no sistema nervoso, gerando convulsões e tremedeiras. A maneira mais efetiva para o combate à cinomose é a vacinação do animal a partir dos seus 45 dias iniciais de vida, sendo necessárias mais duas doses com intervalos de 30 dias, sendo necessário o reforço anual.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style