Sábado, 21 de Setembro de 2019

Cotidiano


11/09/2019 - 00:00

Com risco de confronto em despejo de 700 famílias, Carapicuíba suspende aulas e atendimento no Ame

Ação de reintegração de posse será cumprida, nesta quinta-feira, em terreno na rua Alterosa. Além da suspensão das aulas em 8 escolas municipais e uma estadual na região, também não haverá atendimento no AME e ruas serão bloqueadas. Em protestos, na última semana, manifestantes atearam fogo em ônibus e uma passageira foi agredida
Por Da redação
Carapicuíba

Na última sexta-feira, manifestantes incendiaram onibus

Na última sexta-feira, manifestantes incendiaram onibus (Foto: Reprodução/redes sociais)
A Prefeitura de Carapicuíba decidiu suspender, nesta quinta-feira,  as aulas em sete escolas da rede municipal de ensino que ficam próximas à rua Alterosa, na Cohab V, onde acontece, a partir das 6 horas, uma ação de reintegração de posse com despejo de 700 famílias.  

Também não haverá aulas na Escola Estadual Aparecida de Fátima Silva e ficará suspenso o atendimento no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que fica na mesma região. Na rede municipal, não haverá aulas nas escolas Argeu Silveira Bueno, Tico Tico, Castelo Encantado, Izaura Quércia, Algodão Doce, Maria Abyasa e Maria Eliana Zadra.

 Além disso, haverá alternações no trânsito local. Toda a extensão da Rua Alterosa será fechada. Já a Avenida Tancredo Neves será bloqueada entre a Marginal do Ribeirão e a Rua Mário Rodrigues Borba. Além disso, a Marginal do Ribeirão será interditada entre o Km 21 e a Estrada do Copaíba.  

Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada seguindo orientações de segurança da Polícia Militar. Na última semana, parte das famílias promoveu protestos, fazendo barricadas e queimando pneus nas ruas do bairro.

Na sexta-feira, ocorreu a manifestação mais grave, com 20 pessoas incendiando um ônibus na avenida Marginal do Ribeirão. Mascarados, eles chegaram a agredir uma passageira, que demorou para atender a ordem de sair do ônibus.  

Com isso, as empresas de transporte decidiram que, até a reintegração, os ônibus da ETT, Del Rey e Viação Osasco não circulam pela Tancredo de Almeida Neves e pelo trecho da Marginal do Ribeirão entre a rotatória do Km 21 e a empresa Udiaço. Os usuários agora precisam se deslocar até a avenida Antônio Faustino, Estrada Copaíba ou Estrada do Cabreúva para ter acesso ao transporte. 

A reintegração é resultado de um processo de reintegração movido pela Cohab-SP, dona do terreno. As famílias ocupam a área desde 2016.

“A Prefeitura de Carapicuíba trabalha para que a reintegração de posse aconteça de forma pacífica. Assistentes sociais do município acompanharão todo o processo e realizarão o cadastro das famílias para encaminhamento aos programas sociais”, informou a administração, em nota. A Cohab-SP disponibilizará caminhões de mudanças para os moradores.



Escolas onde não haverá aula nesta quinta-feira

Argeu Silveira Bueno
Tico Tico
Castelo Encantado
Izaura Quércia
Algodão Doce
Maria Abyasa
Maria Eliana Zadra
Escola Estadual Aparecida de Fátima Silva

Alterações no trânsito

Toda a extensão da Rua Alterosa será fechada
Avenida Tancredo Neves será bloqueada entre a Marginal do Ribeirão e a Rua Mário Rodrigues Borba
 Marginal do Ribeirão será interditada entre o Km 21 e a Estrada do Copaíba

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style