Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019

Política


08/10/2019 - 00:00 - Atualizado em 08/10/2019 - 00:00

Barueri agora retira entulho também de prédios populares

Por Da redação / politica@webdiario.com.br
Barueri

Barueri agora retira entulho  também de prédios populares

Barueri agora retira entulho também de prédios populares (Foto: Divulgação)
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), sancionou o Projeto de Lei 61/2019, de autoria do vereador Luizinho do Camargo (PDT), que prevê coleta de entulho por meio do contentor "big bags" para moradores de prédios de apartamentos e condomínios residenciais construídos por meio do sistema habitacional municipal e estadual, conhecido também como CDHU. No ano passado, a prefeitura de Barueri criou o Papa-Entulho, serviço que disponibiliza contentores que armazenam até 1.500 quilos de resíduos sólidos.

O serviço gratuito é prestado através do empréstimo dos chamados big bags, sacos flexíveis feitos de material resistente capaz de armazenar entulhos como restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos. Para acionar o Papa-Entulho, basta entrar em contato com a Secretaria de Serviços Municipais pelo telefone 4162-7300 ou e-mail ssm@barueri.sp.gov.br. Ao receber o big bag, o morador assina um termo de uso e devolução. O equipamento é recolhido pelo caminhão do Papa-Entulho após três dias úteis ou quando estiver cheio.

Mas para o descarte há algumas especificações. Apenas é permitido colocar no big bag resíduos de construção residencial, cacarecos ou inservíveis e madeiras. Lixo orgânico não pode. Materiais que estiverem fora do equipamento não serão removidos. A lei municipal 2.482/2016 prevê multa em casos de descarte irregular de entulhos. A Prefeitura se responsabiliza pela retirada de até 3 metros cúbicos de resíduos (cerca de 1.500 quilos). Para materiais acima desta quantidade, o morador deve contratar uma caçamba particular.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style