Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019

Cotidiano


08/10/2019 - 00:00 - Atualizado em 08/10/2019 - 00:00

Hospital de Barueri faz 5,5 mil mamografias no Outubro Rosa

Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Barueri

Exame poderá ser realizado de segunda-feira a sábado, entre 8h e 19h, conforme agendamento nas Unidades Básicas de Saúde. Estimativa é que sejam realizadas 3.000 mamografias no mês mais que o dobro do normal

Exame poderá ser realizado de segunda-feira a sábado, entre 8h e 19h, conforme agendamento nas Unidades Básicas de Saúde. Estimativa é que sejam realizadas 3.000 mamografias no mês mais que o dobro do normal (Foto: Divulgação)
Para celebrar o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) ampliou o horário de atendimento para mamografia durante os próximos 60 dias. No período, o exame poderá ser realizado de segunda-feira a sábado, entre 8h e 19h, conforme agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Normalmente, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h40.

Com a ampliação, a estimativa é que sejam realizadas 3.000 mamografias em outubro (mais do que o dobro do que é realizado mensalmente) e 2.500 em novembro. De janeiro a agosto deste ano, o HMB já realizou 10.135 mamografias. O exame é importante para o tratamento precoce do câncer de mama porque pode detectar a presença de nódulo antes mesmo de se tornar palpável.

O procedimento é indicado para mulheres com mais de 40 anos  O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres,  depois do câncer de pele, e é considerado também o que mais causa mortes na população feminina. Os sinais de alerta para a doença são o endurecimento das mamas, mudanças na coloração da pele, saída espontânea de líquido do mamilo, mudança no formato do mamilo e nódulo no pescoço ou axilas.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style