Domingo, 08 de Dezembro de 2019

Cotidiano


05/11/2019 - 00:00

Lins incentiva homens a fazerem exame de PSA nas UBS de Osasco

Por Da Redação/cotidiano@webdiario.com.br
Osasco

Prefeito fez o exame e postou nas redes sociais

Prefeito fez o exame e postou nas redes sociais (Foto: divulgação/redes sociais)
Durante a campanha Novembro Azul, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Osasco estão realizando exames de PSA, que ajudam a identificar o câncer de próstata. Para incentivar a adesão dos homens à campanha, o prefeito Rogério Lins se submeteu ao exame e publicou, na redes sociais, um mensagem aconselhando os moradores da cidade acima dos 40 anos a fazerem o mesmo.

O exame é realizado por meio de coleta de sangue. “Eu, com 41 anos, já fiz minha parte, fiz todos meus exames. Faça sua parte também. Durante todo o mês de Novembro, você, acima de 40 anos, procure uma unidade de saúde, com jejum mínimo de 4 horas e há 48 horas sem relações sexuais, faça a coleta do sangue”, postou. 

Lins destacou ainda que o resultado pode ser acessado pela Internet e o resultado sai em prazo máximo de 2 semanas. “No Brasil, todos os dias 42 homens morrem por câncer de próstata e o diagnóstico antecipado é fundamental pra que isso não aconteça´”, completou o prefeito.

PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata, em português. Eles são produzidos pelo órgão, inclusive em situações normais. O que muda é a quantidade, em caso de câncer na próstata.  Por isso, ele é o importante para a detecção da doença ainda na fase inicial, o que aumenta a chances de cura.

Newsletter
Conteúdo exclusivo para você
Capa do Dia
Vip Style