Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020

Cotidiano


24/03/2020 - 00:00

Itapevi limita compra de álcool em gel a um frasco por pessoa

Por Da redação/cotidiano@webdiario.com.br
Itapevi

imagem ilustrativa

imagem ilustrativa (Foto: divulgação)
A Prefeitura de Itapevi anunciou novas medidas de combate ao coronavírus (Covid-19). Entre elas estão a utilização de R$ 30 milhões do orçamento municipal à cobertura de despesas decorrentes do enfrentamento à pandemia.

Foi determinada regra para o comércio vender apenas um frasco de álcool em gel por morador, anotando o CPF em cada venda. “Essa ação tem o propósito de coibir a venda abusiva e o estoque individual. O descumprimento acarretará em punição, como requisição compulsória de todo o estoque deste item do estabelecimento”, explicou a prefeitura, em nota.

Outra ação anunciada é a utilização de espaços privados ociosos ou sem uso de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios, mediante pagamento pela prefeitura. “Em razão da pandemia, a prefeitura já identificou que a estrutura de saúde pública municipal não dispõe de unidades ou equipamentos que fogem da atenção básica e por isso, os casos de Covid-19 podem demandar um número muito acima da quantidade de leitos, laboratórios, clínicas, ou unidades de saúde existentes na rede. Por isso, poderá utilizar de espaços particulares que não estão sendo utilizados ou com ociosidade. Após o uso haverá pagamentos, mas com o valor de mercado, desta forma existirá o controle da verba”, completou a administração.

As medidas foram publicadas no Diário Oficial nº 731 desta segunda-feira, que também determina estado de calamidade pública no município. Além disso, ficou determinada que a prefeitura poderá comprar itens como máscaras e álcool em gel diretamente no comércio e ainda em indústrias e construção civil de Itapevi. “A requisição tem como objetivo essencial garantir o abastecimento aos profissionais de saúde que atendem aos casos da pandemia do Covid-19, bem como dos pacientes que apresentarem os sintomas”, detalha a nota.

Vip Style