Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020

Cotidiano


21/05/2020 - 00:00 - Atualizado em 21/05/2020 - 00:00

Lançada pela prefeitura de Osasco, plataforma digital já atingiu 139 mil acessos de alunos da rede

No ambiente digital Ciência Hoje os estudantes encontram centenas de conteúdos temáticos da revista Ciência Hoje das Crianças Digital. Eles ainda são acompanhados de jogos, vídeos, animações, desafios e outros recursos interativos
Por Da redação / cotidiano@webdiario.com.br
Osasco

Lançada pela prefeitura de Osasco, plataforma digital já atingiu 139 mil acessos de alunos da rede municipal

Lançada pela prefeitura de Osasco, plataforma digital já atingiu 139 mil acessos de alunos da rede municipal (Foto: Prefeitura de Osasco)
Neste período em que toda a rede municipal de ensino de Osasco vem adotando medidas preventivas com o objetivo de evitar a propagação da COVID-19 e zelar pela saúde e bem estar de todos, uma das ações adotadas pela Secretaria de Educação tem representado uma oportunidade muito especial na rotina de alunos matriculados no Ensino Fundamental e de suas famílias. Trata-se do ambiente digital Ciência Hoje, onde os estudantes encontram centenas de conteúdos temáticos da revista Ciência Hoje das Crianças Digital, e que são acompanhados de jogos, vídeos, animações, desafios e outros recursos interativos. 
 
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, afirma que a estratégia de ter investido na construção de uma cultura digital na rede municipal de educação foi muito importante e está fazendo a diferença neste momento em que toda a comunidade escolar e a sociedade em geral precisam encontrar novas formas de transmitir informação e conhecimento. “Nossos professores já incorporaram a utilização dos conteúdos digitais para trabalhar com os alunos na escola e em casa com as famílias. Neste momento, isso se tornou uma grande vantagem, pois já temos a ferramenta e temos uma rede que está acostumada a usá-la”, explica.
 
O ambiente digital é fruto da parceria entre o Instituto Ciência Hoje (ICH), que há três anos desenvolve o projeto no município. As edições ofertadas no ambiente trazem assuntos ligados ao cotidiano dos estudantes e que são apresentados em uma linguagem adequada para o público infantojuvenil, a fim de despertar o interesse dos alunos e possibilitar que durante este período de isolamento social eles exercitem a exploração e a pesquisa de novas informações e conhecimentos.
 
Além disso, o uso do ambiente abriu portas para transformar a relação dos estudantes com a tecnologia ligada à aprendizagem. Os dados de acesso demonstram que os educandos estão acessando as revistas com grande frequência, e que o principal dispositivo utilizado para acesso é o celular. O ambiente digital também se adapta a outros tipos de dispositivos como o computador, notebook e tablet, e as suas configurações permitem que os usuários acessem rápido de acordo com a velocidade da conexão de internet de que dispõem. 
 
Para o presidente do Instituto Ciência Hoje, Alberto Passos Guimarães Filho, é gratificante constatar o benefício que o projeto está representando para os educandos e suas famílias neste momento. “Esse projeto traria resultados plenos se colocássemos os conteúdos dentro dos lares dos alunos e numa plataforma que elas já estivessem acostumadas a interagir, e isso é o que estamos vendo acontecer agora”. 
 
 
1.000 professores realizaram a Formação Continuada do Projeto Ciência Hoje
 
Segundo o secretário de educação, José Toste Borges, os professores e gestores aprimoram formação com cursos online durante o período de isolamento. "Além do ambiente digital do Projeto Ciências também oferecemos suporte aos docentes. Os mais de 2 mil professores que lecionam no Ensino Fundamental da rede têm acesso ao curso de EAD ‘Aprender por Projetos: um desafio estimulante’, que oferece aprimoramento profissional para os educadores na perspectiva de promoverem a renovação metodológica em sala de aula", disse. “Cerca de mil professores já realizaram o curso e obtiveram novos conhecimentos que lhe permite mobilizar e integrar as tecnologias digitais como um recurso e serviço da educação dos nossos alunos”, concluiu.
 
Para acessar a plataforma digital, alunos e professores deverão acessar o site da Prefeitura de Osasco através do link: (www.osasco.sp.gov.br ). O usuário verá o banner “Projeto Ciências Hoje” no canto superior esquerdo. Basta clicar na imagem, realizar o login e acessar os conteúdos.

Vip Style