20 aceitam abrigo da prefeitura durante madrugada gelada

 20 aceitam abrigo da prefeitura durante madrugada gelada

Durante essa semana que já é a mais fria do ano, as equipes da prefeitura de Itapevi intensificaram o atendimento noturno aos moradores de rua.

 

Somente na madrugada de quinta-feira, 19, foram acolhidas 20 pessoas que aceitaram dormir no abrigo onde receberam cobertores e ficaram protegidos dos fortes ventos.

 

O serviço de acolhimento noturno funciona todos os dias da semana, das 20h às 8h, e tem como principal objetivo convencer o morador de rua a aceitar o pernoite.

 

A prefeitura ressalta que o acolhimento deste público é feito sempre de maneira espontânea. Embora todos os serviços oferecidos tenham como objetivo exclusivo manter a saúde desta população, nem todas as pessoas nestas condições aceitam participar porque se recusam a seguir as regras sociais exigidas pelo programa.

 

Quem não aceita o pernoite, recebe um cobertor e orientações para se proteger do frio. Todos em situação de rua contatados pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania são cadastrados e acompanhados pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

 

Itapevi conta com vagas para atender toda a demanda de moradores em situação de rua. Entre os serviços oferecidos estão abrigo, reinserção familiar e outras ações.

 

Nos próximos dias, a temperatura continua abaixo dos 10°, principalmente durante as madrugadas.

 

A população também pode contribuir para melhoria de vida das pessoas em situação de rua ligando para o telefone (11) 4142-6080, das 08h às 17h, todos os dias da semana.

 

Alimentação gratuita

Além do acolhimento noturno das pessoas em situação de rua, essa população também tem direito à alimentação gratuita no Bom Prato. Elas são cadastradas e acompanhadas pelo Centro Pop e possuem um cartão que dá direito à gratuidade em todas as refeições no restaurante popular (café da manhã, almoço e jantar).

 

Centro Pop

Localizado na rua Agostinho Ferreira Campos, 262, Vila Nova Itapevi, o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) atende cerca de 40 pessoas adultas, em Itapevi, e promove o primeiro atendimento deste público, por meio de acolhimento e oferta de serviços como higiene, alimentação, atividades socioeducativas e de saúde.

 

Além deste acompanhamento, as equipes de assistência social sempre que possível buscam mecanismos para a reabilitação dos assistidos e sua reinserção ao convívio em sociedade.

Graciela Zabotto