800 conquistam vagas após Feirão do Emprego em Osasco

 800 conquistam vagas após Feirão do Emprego em Osasco

Foto: Caio Henrique

No último sábado, 12, a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE) da prefeitura de Osasco realizou o primeiro Feirão do Emprego de 2022.

O evento, que integra as comemorações de 60 anos de emancipação político-administrativa da cidade, reuniu 40 empresas que disponibilizaram mais de duas mil vagas. No mesmo dia, mais de 800 pessoas foram aprovadas nos processos seletivos para preenchê-las.

A ação foi organizada com medidas de segurança para evitar aglomerações. Dentre elas o agendamento pela Central 156, além de acontecer em vários lugares simultaneamente.

A edição deste ano também contou com apoio logístico aos candidatos para levá-los às entrevistas com as empresas parceiras que estavam concentradas no Centro de Formação dos Professores e Portal do Trabalhador Centro, uma vez que o atendimento também estava sendo feito nas unidades Sul e Norte do Portal do Trabalhador.

Sendo assim, o candidato encaminhado para as empresas que estavam no Centro usava o circular do Feirão, fazia a entrevista e voltava também de circular até a unidade de origem.

“Neste momento desafiador de pandemia, precisamos pensar em estratégias que garantissem segurança sanitária para o candidato às vagas e para o nosso servidor. A opção foi promover a participação da população mediante agendamento, assim, não teve aglomeração e o candidato não ficou horas na fila de espera para ser atendido. Foi uma experiência que surpreendeu, porque foi extremamente positiva e que será adotada nos próximos Feirões”, destacou Gelso Lima, secretário de Emprego, Trabalho e Renda.

Os números do Feirão podem crescer ainda mais. Como nem todas as empresas que disponibilizaram vagas para o Feirão estavam presentes do dia, o Portal encaminhou mais pessoas para o processo seletivo, que também vai ocorrer durante a semana nas sedes dessas empresas que não estavam presentes no sábado, o que aumenta muito as chances de muito mais contratações.

“É preciso que fique muito claro que os resultados que temos até agora são parciais, porque as empresas começam a dar devolutivas dos processos só depois que suas dinâmicas com os candidatos forem finalizadas. Esta e a próxima semana são determinantes para muito mais contratações resultantes do Feirão do Emprego”, completou Gelso.

O secretário ainda salientou que há vagas remanescentes oriundas do Feirão, uma vez que um pequeno percentual dos agendados não compareceu no dia, e que o número de vagas captadas excedeu bastante o número de candidatos.

“As pessoas podem procurar o Portal a qualquer momento, porque o atendente está preparado para buscar por uma vaga no perfil profissional de quem nos procura. Este é um esforço constante”, complementou.

“Achei ótima essa iniciativa. Foi tudo organizado, do agendamento até o atendimento. Fui encaminhada para duas vagas, uma de telemarketing e outra de operadora de logística, que são minha área. Há muitas empresas boas participando, então é só ter fé e confiança”, comentou Flávia Barão L. Matos, 24 anos.

Por causa do sucesso do Feirão, a SETRE já estuda uma nova data para a realização do próximo. Enquanto isso, quem procura por vaga de emprego pode comparecer a uma das unidades do Portal do Trabalhador, que funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os endereços são: rua Fiorino Beltramo, 300, Centro; avenida João de Andrade, 1.778, Jardim Santo Antônio, e avenida Presidente Costa e Silva, 372, Helena Maria.

As redes sociais do Portal também são fortes aliadas na divulgação de vagas. Para acessá-las, siga @portaldotrabalhador (instagram) e @portalosascosp (facebook).

Da Redação