84% dos moradores de Osasco já receberam a 2ª dose contra Covid

 84% dos moradores de Osasco já receberam a 2ª dose contra Covid

Foto: Marcelo Deck

Em Osasco mais de 84% dos moradores já estão imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Dados foram divulgados durante audiência pública da Saúde que aconteceu na Câmara Municipal.

Segundo o enfermeiro-sanitarista Satiro Márcio Júnior, da Vigilância Epidemiológica de Osasco, o percentual de pessoas vacinadas com a primeira dose é bastante satisfatório. “Até o último dia 18 de fevereiro, Osasco aplicou 1,5 milhão de doses do imunizante. A cobertura da primeira dose é de 100%. Em relação à segunda dose, o percentual cai para 84,4% da população e, para a terceira, a cobertura é de 45,23%”.

Ainda durante a audiência pública, Satiro ressaltou que Osasco tem conseguido manter o atendimento assistencial, conforme a necessidade. “Isso se deve à estratégia de enfrentamento da doença, com foco em um plano hospitalar que permitiu a expansão e redução de leitos de acordo com a necessidade”, explicou.

A vacinação contra Covid continua nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e CAI (Centro de Atenção ao Idoso), sem necessidade de agendamento. Os locais estão aplicando a 1ª e 2ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, 3ª dose/reforço em pessoas com 18 anos ou mais, que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses e 4ª dose em pessoas imunossuprimidas, que receberam a última dose há pelo menos quatro meses.

Para receber o imunizante é preciso apresentar um documento com foto. No caso de 2ª, 3ª ou 4ª dose é necessário apresentar também a carteirinha com a dose anterior.

Graciela Zabotto