Ska Brasil e Palmeiras chegaram na decisão da edição 2022 do Campeonato Paulista sub-17 e começam a luta pelo caneco na próxima segunda-feira (31), às 19 horas, no Estádio Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba. É a primeira vez que o Ska chega à decisão, contando inclusive o período que tinha sede em Osasco, como Monte Negro FC e depois Osasco FC.
Desde 2008 um time da região não disputava a grande decisão. Naquela oportunidade, o Grêmio Barueri disputou a taça com o Pão de Açúcar Esporte Clube, atual Audax, então um clube da cidade de São Paulo. O GRB eliminou o Palmeiras na semifinal com duas vitórias e chegou na final com a melhor campanha. Mas a equipe foi surpreendida no duelo de ida, perdeu por 3 a 1 fora de casa e depois apenas empatou na Arena Barueri por 1 a 1, ficando com o vice.
Para tentar trazer o título inédito para a região, o Ska Brasil chega na final com a segunda melhor campanha da competição. Em 26 jogos, o time venceu 17 vezes, empatou seis e teve apenas três resultados negativos. No Gabriel Marques da Silva, palco do duelo de segunda-feira, foram 13 compromissos. Neles, o Ska teve nove triunfos, empatou em três oportunidades e foi derrotado somente uma vez. Foi em 21 de maio, um 3 a 2 sofrido contra o Primavera de Indaiatuba. Há mais de cinco meses o clube não perde nos seus domínios, uma série de 10 partidas consecutivas.
O Ska Brasil espera que o retrospecto entre em campo contra o forte time do Palmeiras. O alviverde conquistou a Copa do Brasil da categoria em 2022 e está na semifinal do Campeonato Brasileiro, disputando vaga na final com o Athletico/PR. No estadual, fez 22 jogos, obteve 20 vitórias e perdeu duas vezes. O ataque palmeirense tem média de quase quatro gols por jogo, anotando 87 gols até aqui.