O governador Tarcísio de Freitas participou nesta terça-feira (28) da apresentação do primeiro trem que atenderá as Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda administradas pela concessionária ViaMobilidade. O trem da série 8900 é fabricado pela Alstom em Taubaté, no Interior. Evento aconteceu no pátio da concessionária na avenida Presidente Altino, em Osasco.
Ao todo, foram adquiridos 36 veículos para atender as duas linhas férreas. A projeção é que os testes comecem em breve e que todas as locomotivas estejam operacionais até o fim do primeiro semestre de 2024. Até o fim deste ano, serão entregues 25 veículos – sendo sete ainda no primeiro semestre. Outras 11 composições chegarão nos primeiros meses do ano que vem.
“Serão feitos novos investimentos para melhorar a infraestrutura das Linhas 8 e 9 e vamos alcançar o objetivo, que é prestar um serviço de qualidade ao cidadão, porque ele merece isso. Vamos perseguir isso incessantemente. Nós vamos melhorar a qualidade da mobilidade urbana em São Paulo”, afirmou o governador.
Os novos trens da Via Mobilidade foram adquiridos ao custo de R$ 3,8 bilhões – parte dos investimentos previstos nos três primeiros anos da concessão. Cada trem é composto por oito carros, totalizando 288 novas máquinas. Os trens terão ar-condicionado, passagem livre entre os carros, portas mais largas, espaços para pessoas com mobilidade reduzida e capacidade para transportar até 2600 passageiros.
“Estamos acompanhando a consolidação destas ações que trazem mais oportunidades de investimento, emprego e irão facilitar a vida dos cidadãos”, pontuou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda passaram a ser administradas pela ViaMobilidade a partir de janeiro de 2022. Esses ramais atendem quase um milhão de passageiros por dia nos municípios do Oeste da Grande São Paulo, dentre eles Osasco, Barueri, Carapicuíba e Itapevi.