Com o retorno das sessões legislativas, o debate sobre a implantação do Tarifa Zero deve entrar na pauta da Câmara de Barueri.
No mês passado, o vereador Fabião (PSDB) apresentou na Câmara Municipal a Indicação nº 1386/2023 solicitando à Prefeitura a realização de estudo para aderir o programa Tarifa Zero no transporte público coletivo municipal.
A Indicação de Fabião deve ser lida já na primeira sessão legislativa, que está prevista para acontecer no dia 1º de agosto.
No documento, o parlamentar justifica que Barueri “possui importante fonte de recursos orçamentários advindos da arrecadação de impostos” e que está entre os 20 municípios mais ricos do País”.
Fabião ressalta que, apesar da condição financeira de Barueri, “ainda há enormes desafios no tangente à equidade de renda e de oportunidades” e que “a administração pública tem como uma de suas obrigações a de encorajar e propulsionar o desenvolvimento humano de seus concidadãos”.
O parlamentar diz, ainda, acreditar que “a destinação do transporte gratuito universal traz consigo benefícios que justificam totalmente a medida”.
Na Indicação o tucano relata também que com a implantação do Tarifa Zero o número de faltas em consultas médicas deve diminuir, já que muitos moradores não comparecem por falta de dinheiro para pagar passagem de ônibus.
Além dessa Indicação, dois projetos solicitando o transporte gratuito serão apresentados na Casa Legislativa e entrarão em discussão também no segundo semestre.
A proposta pode ter certa resistência do prefeito Rubens Furlan (PSB) que, no início deste ano, expôs a dificuldade para implantar tarifa gratuita de ônibus municipais. “Para subsidiar uma Tarifa Zero tem que tirar dinheiro de algum lugar. Barueri, por exemplo, tiraria da Saúde”, explicou.
Na região
Em Itapevi, a vereadora Camila Godoi (PSB) também está tentando implantar a passagem gratuita no transporte público. Recentemente, ela lançou um abaixo-assinado para conseguir apoio popular, dos empresários e do governo.
Camila Godoi tem percorrido terminais rodoviários e pontos de ônibus da cidade para colher adesões e vai entrar o documento ao vice-presidente Geraldo Alckmin; ao ministro dos Transportes, Renan Filho; ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e ao prefeito, Igor Soares.
No Brasil, 67 municípios já implantaram o Tarifa Zero em seu transporte coletivo. Na região, medida existe em Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus.