Seguiu para sanção do prefeito Rogério Lins (Podemos) o Projeto de Lei nº 31/2023, apresentado pelo presidente da Câmara de Osasco, Carmônio Basto (Podemos), que institui a data de 2 de outubro como Dia Municipal de Combate ao Etarismo, prática de discriminação à idade das pessoas.
O PL foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (17). Em seu projeto, Carmônio dá como exemplo o episódio onde três estudantes debocharam de uma aluna de 45 anos na Universidade Unisagrado, em Bauru, interior de São Paulo.
O caso aconteceu em março deste ano. Elas gravaram um vídeo zombando da aluna, mas, após a repercussão do caso, pediram o desligamento do curso.
Nas redes sociais, Carmônio Bastos destacou a importância de políticas públicas de combate à discriminação por idade e ressaltou que “ninguém deve ser ofendido, humilhado ou desrespeitado por conta da sua idade. Não importa se é jovem, adulto ou idoso”.
Ainda conforme Carmônio, é preciso combater o etarismo com “conscientização e ações de valorização e respeito às pessoas de todas as idades”.