Santana de Parnaíba conquista 3º lugar no eixo mobilidade do Ranking de Connected Smart Cities. A cidade tem obtido destaque em diversos estudos e prêmios em relação ao trabalho de mobilidade urbana, já ocupou o 4º lugar no Estado de São Paulo e a 22ª posição nacional na categoria.
Uma das maiores obras de mobilidade urbana do município foi a Nova Ponte, que foi entregue à população no ano de 2021 e foi construída com recursos municipais com o intuito de desafogar o trânsito, ligando a região central aos bairros da Fazendinha e Alphaville através de duas faixas sentido bairro-centro e duas faixas sentido centro-bairro.
Para os carros da Fazendinha com sentido a Alphaville, agora há uma passagem sob a ponte que liga diretamente a Estrada Tenente Marques com a Estrada Bela Vista. Com 90 metros de extensão, a nova ponte é 4 metros mais alta que a antiga que já foi desativada.
A duplicação da Avenida Tenente Marques, acabou com os congestionamentos na região. Foram finalizadas a 1ª, 2° e 3ª fases desde a divisa com o município de Cajamar até o Complexo Viário da Ponte sobre o Rio Tietê.
O túnel Oscar Niemeyer, localizado no cruzamento entre as avenidas Yojiro Takaoka e Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, foi construído em tempo recorde de pouco mais de nove meses.
Totalmente iluminado em LED, e com um moderno sistema de drenagem, resolveu um dos principais entraves do trânsito na região, gerando fluidez no trânsito, segurança e, principalmente, qualidade de vida para os moradores que transitam pela região.
Além disso, também foram realizadas as duplicações da Avenida Pentágono, no Alphaville, a Duplicação da Rua Vereda Tropical, Estrada Marechal Mascarenhas, na região do Sítio do Morro e a tão esperada ligação entre os bairros do Colinas da Anhanguera e Cidade São Pedro, além da onstrução de passarelas nos bairros da Fazendinha e em Alphaville, proporcionando mais segurança para os pedestres.
Também está sendo realizada a implantação de ciclovias em diversos bairros do município que são importantes para fomentar a utilização das bikes como transporte, além da redução de congestionamento, poluição, gerando impactos diretos para a sustentabilidade, saúde, bem-estar e qualidade de vida.