A prefeitura de Santana de Parnaíba mantém apenas um dos seus três Hospitais de Campanha abertos para conter a pandemia do novo coronavírus. Cidade possui uma das menores taxas de letalidade da região para a Covid-19, ficando em 3,13% e ocupando o segundo lugar na região Oeste da Grande São Paulo.
Entre 29 de setembro e 7 de outubro não foi registrado nenhum óbito pela doença. Desde março, quando foi iniciada a quarentena, imposta pelo governo do estado para conter a disseminação do vírus, Parnaíba contabiliza 3.175 pacientes curados.
Atualmente, município mantém somente o CTC (Centro de Tratamento do Coronavírus) Fernão Dias em funcionamento e sem previsão de encerramento das atividades. A taxa de ocupação dos leitos está em quase 20% com seis pacientes internados e dois deles utilizando respiradores. Parnaíba disponibiliza 36 leitos ao todo.
Em Osasco, Carapicuiba e Cotia os Hospitais de Campanha foram fechados por baixa demanda de pacientes. Em Osasco, o PS Santo Antônio foi desativado como Centro de Tratamento da Covid, passou por desinfecção e, a partir do dia 15, volta a atender como PS funcionando por 24 horas. Ontem, a região passou para a fase Verde do Plano São Paulo para reabertura do comércio. Esta é a penúltima fase antes da Azul, quando tudo volta ao normal.